15.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 2 de julho, 2025

Governo avalia retorno do horário de verão para enfrentar crise hídrica

Ministro de Minas e Energia destaca possíveis benefícios ao sistema elétrico e economia com a retomada da medida.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta quarta-feira, 11, que o governo federal está estudando a possível retomada do horário de verão. A medida, extinta em 2019, pode voltar como uma estratégia para mitigar os efeitos da atual crise hídrica sobre o setor elétrico, aumentando a confiabilidade do sistema energético.

Embora ainda não haja uma decisão oficial, Silveira explicou que a principal motivação para o retorno do horário de verão seria a redução do consumo de energia no horário de pico, além de possíveis benefícios à economia e ao turismo. “O impacto positivo no turismo também está sendo considerado, além da economia de energia,” disse o ministro.

O horário de verão foi criado em 1931, durante o governo de Getúlio Vargas, com o objetivo de aproveitar melhor a luz natural nos meses de verão, reduzindo o consumo de eletricidade. A prática foi adotada de forma contínua a partir de 1985, mas foi descontinuada em abril de 2019, no governo de Jair Bolsonaro, após análises indicarem que o aumento do uso de ar-condicionado anulava os benefícios esperados na economia de energia.

Em 2023, o governo Lula já havia avaliado que não seria necessário retomar o horário de verão, mas o cenário atual de incertezas energéticas reacendeu o debate sobre a viabilidade da medida.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Força Tática prende dois foragidos em Três Lagoas em menos de 24 horas

Ações distintas nos bairros Jardim Alvorada e Vila Haro reforçam atuação incisiva contra criminosos procurados.

Jovem morre após moto colidir violentamente com ônibus na BR 262

Acidente fatal aconteceu perto de fábrica de celulose, onde vítima ia para o trabalho e morreu na hora nesta terça-feira, 1º.

Três Lagoas oferece 265 vagas de emprego na Casa do Trabalhador nesta quarta-feira

Parceria entre Prefeitura e Funtrab disponibiliza oportunidades em diversas áreas – confira locais, contatos e horários para se candidatar A Casa do Trabalhador de Três Lagoas...