28.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 13 de maio, 2025

Estiagem e calor intensificam incêndios florestais em Mato Grosso do Sul

Combate às chamas se expande no Pantanal e outras regiões com previsão de clima seco e altas temperaturas nos próximos dias.

Com a continuidade da estiagem, alta temperatura e baixa umidade relativa do ar, os incêndios florestais em Mato Grosso do Sul seguem se alastrando por todos os biomas do Estado, afetando principalmente o Pantanal. A previsão de clima severo para os próximos dias, com temperaturas de até 40°C, ventos de 50 km/h e umidade em torno de 10%, reforça a necessidade de ações emergenciais.

O combate às chamas é concentrado nas regiões de Paiaguás, Paraguai Mirim, Nabileque, Porto Índio, Miranda, Aquidauana, Costa Rica, São Gabriel do Oeste, Porto Murtinho e no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, em Naviraí. Paralelamente, o monitoramento está sendo feito em Aparecida do Taboado, Água Clara, Estrada Parque (Corumbá) e Chapadão do Sul.

No Pantanal, as condições são ainda mais desafiadoras, levando o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) a manter equipes em 12 bases avançadas. Em Miranda, a aeronave KC-390 foi acionada para alijamento (soltura de água) nas microrregiões de Salobra, Betione e Retiro Chora, protegendo as populações ribeirinhas.

Outro foco crítico é no Paiaguás, próximo à divisa com Mato Grosso, onde o fogo ameaça as margens do Rio Piquiri. Já em Paraguai Mirim, os bombeiros combatem as chamas desde o dia 9, enquanto em Porto Índio, na fronteira com a Bolívia, as operações já duram sete dias. O difícil acesso à área exige o uso de aeronaves para transporte de militares.

A Operação Pantanal 2024, que completa 162 dias, mobiliza forças de segurança estadual e federal, com apoio de aeronaves e equipes por terra e água, em um esforço contínuo para conter os focos de incêndio e proteger as comunidades locais.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas se destaca no Circuito Fedams e conquista 47 medalhas na natação

A equipe de natação da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) da Prefeitura de Três Lagoas obteve um desempenho expressivo no Circuito...

Criminoso é preso ao tentar furtar fiação elétrica durante queda de energia no Interlagos

Autor, de 53 anos foi encontrado escondido em barraco de lona com ferramentas utilizadas no crime.

Força Tática cumpre três mandados de prisão no Paranapungá

Homem de 30 anos, já conhecido no meio policial, foi capturado durante patrulhamento em Três Lagoas.