29.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 3 de novembro, 2025

Brasil lidera iniciativa global contra a fome e a pobreza

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza será o tema principal da presidência brasileira no G20. A iniciativa visa mobilizar recursos financeiros e estabelecer políticas públicas para combater a desigualdade e a fome em escala global. Lula destacou que a fome e a pobreza são resultantes do comportamento humano e dos dirigentes políticos, tornando crucial a cooperação internacional.

Em entrevista a jornalistas de agências internacionais, Lula ressaltou a importância da pauta para a posição do Brasil no cenário internacional. Ele afirmou que a luta contra a desigualdade, fome e pobreza não pode ser feita por um único país, mas por um conjunto de nações dispostas a assumir essa responsabilidade histórica. A aliança busca criar bases duradouras para o desenvolvimento e a superação da fome a longo prazo.

Segundo o Planalto, a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza será lançada oficialmente em novembro, durante a Cúpula de Líderes do G20, na capital fluminense. A iniciativa estará aberta para adesão dos países a partir desta quarta-feira (24) e representa um esforço conjunto para ampliar as bases do desenvolvimento sustentável, assegurando políticas eficazes de combate à desigualdade. O governo brasileiro espera que outros países se juntem a este esforço global, promovendo um futuro mais equitativo e próspero para todos.

Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Casal é detido pela Força Tática após perturbar vizinhos com som alto no Jamel Ville II

Moradores promoviam festa durante a madrugada, o que incomodou o sossego dos vizinhos, que acionaram os militares.

Suspeito é preso com quase 400 gramas de maconha pela Força Tática no Jardim das Acácias

Indivíduo já conhecido da polícia foi flagrado com porções prontas para venda durante a última sexta-feira, 31.

Brasil reduz emissões de gases do efeito estufa em 16,7% e registra maior queda em 16 anos

Redução foi puxada pela diminuição do desmatamento na Amazônia e no Cerrado, segundo o Observatório do Clima