Educação – 13/11/2012 – 12:11
O objetivo do evento é ampliar e divulgar os conhecimentos e resultado dos trabalhos desenvolvidos nesta etapa da educação
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) já iniciou os preparativos para o I Seminário “Valorização dos Profissionais de Educação Infantil: do sonho à realidade” que será realizado nos dias 22 e 23 de novembro, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Unidade I, Campus Três Lagoas.
Dentre os objetivos desse projeto está o encontro com os profissionais da área de Educação Infantil com a finalidade de aprofundar o debate sobre infância, docência, criança e suas especificidades diante das situações que envolvem a organização e o desenvolvimento dos saberes e fazeres nas instituições educativas, além de ampliar e divulgar os conhecimentos e o resultado dos trabalhos de profissionais da área.
O evento é destinado aos profissionais da Educação Infantil e Educação Básica (professores, atendentes, diretores, especialistas em Educação, gestores municipais e técnicos da Educação). “Todos os profissionais de Educação Infantil terão a oportunidade de participar deste espaço que será voltado ao estudo”, destacou a diretora pedagógica, professora Jussara Aparecida Fernandes.
O I Seminário “Valorização dos profissionais de Educação Infantil: do sonho à realidade” está sendo organizado pela equipe de Educação Infantil e Programas e Projetos da SEMEC, composta pelas professoras Anízia Aparecida Nunes Luz, Vera Lúcia Nogueira de Medeiros, Annete Lopes Sejópoles Modesto e Ana Claudia Bazé de Lima.
PROGRAMAÇÃO
Dia 22 de novembro (quinta-feira)
Palestra com a professora Tania Ramos Fortuna
Horário: 19h
Local: UFMS, Unidade I
Dia 23 de novembro
Local: UFMS, Unidade I
Horário: das 7h às 9h
Comunicação Oral – eixos temáticos:
-
Identidade e autonomia;
-
Comunicação e representação (linguagem oral; linguagem matemática; jogos e brincadeiras);
-
Descoberta do mundo físico e social (o meio natural; o meio social)
-
Apresentação dos projetos de Escolas Municipais
Oficinas
Horários: das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30
Estão confirmados os seguintes temas:
-
Brincar;
-
Fases do desenvolvimento;
-
Matemática na Educação Infantil;
-
Linguagem na Educação Infantil;
-
Literatura Infantil;
-
Música e movimento.
Fonte: Assecom