29.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 3 de novembro, 2025

Aumenta o prazo para a conclusão de cursos superiores para estudantes em razão do nascimento de filho ou adoção

Foi sancionada, sem vetos, a Lei 14.925, de 2024, que prevê prazos maiores para a conclusão de cursos superiores ou programas de pesquisa e pós-graduação para pais e mães estudantes em razão do nascimento de filho ou adoção. A nova norma foi publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira (17). Ela estabelece que os prazos de conclusão de disciplinas, de entrega de trabalhos finais, de realização de sessões de defesa de teses (bancas) e de publicações exigidas serão prorrogados pelo tempo mínimo de 180 dias. A ideia é garantir que os estudantes nessas condições possam continuar suas atividades acadêmicas sem prejuízo, ajustando prazos e procedimentos administrativos.

O texto altera a Lei 13.536, de 2017, que determinava um prazo de prorrogação de 120 dias se comprovado o afastamento temporário do bolsista em virtude da ocorrência de parto ou adoção. O estudante que quiser se beneficiar do novo prazo deve comunicar a instituição de ensino formalmente sobre o afastamento temporário e especificar as datas de início e de término, além de apresentar documentos que comprovem a justificativa para o pedido da prorrogação.  

A nova lei é originada do Projeto de Lei (PL) 1.741/2022, de autoria da deputada Talíria Petrone (Psol-RJ). O PL foi aprovado no Senado no mês passado e recebeu voto favorável da senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), relatora da matéria na Comissão de Educação (CE) e na Comissão de Direitos Humanos (CDH). 

Fonte: Agência Senado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Concurso do TCU oferece 20 vagas com salário de R$ 26 mil; inscrições abertas até 3 de dezembro

Seleção para auditor federal de controle externo exige nível superior em qualquer área; provas serão aplicadas em fevereiro de 2026. O Tribunal de Contas da...

Mulher tem braço fraturado após ser agredida pelo ex-marido na Vila Haro

Força Tática atendeu ocorrência, onde agressor fugiu e ainda não foi localizado.

Casal é detido pela Força Tática após perturbar vizinhos com som alto no Jamel Ville II

Moradores promoviam festa durante a madrugada, o que incomodou o sossego dos vizinhos, que acionaram os militares.