Procon – 13/11/2012 – 10:11
Pessoas que possuem alguma deficiência ou dificuldade de mobilidade têm direitos que devem ser respeitados em qualquer estabelecimento.
Por isso é tão comum vermos por aí placas que indicam atendimento preferencial. Esse tipo de recepção ajuda a agilizar o atendimento de: Pessoas com deficiência física, mental ou múltipla; Pessoas com mobilidade reduzida (temporária ou definitivamente); Pessoas com 60 anos ou mais (idosos); Gestantes; Lactantes (mães que amamentam); e Pessoas com crianças no colo.
Se não precisar de atendimento preferencial e estiver na fila, dê preferência, respeite, seja gentil! Lembre-se que se não tiver ninguém precisando de atendimento preferencial, os caixas bancários podem ser utilizados normalmente.
De acordo com as Leis Federais (10.098/00 e 10.048/00) e o Decreto (5.296/2004), pessoas com qualquer tipo de deficiência têm direitos e deveres iguais a qualquer cidadão. Inclusive o direito de acesso a todo edifício público.
Por isso, os bancos precisam estar preparados com infraestrutura e atendimento eficiente. Alguns exemplos de adequação às necessidades específicas dessas pessoas são:
Colocação de fila ou lugar privilegiado nas filas, entrega de senha preferencial ou exclusividade de um guichê de caixa para atendimento exclusivo; Funcionários treinados para atender todas as pessoas com uma comunicação clara e simples; Funcionários que conheçam Libras (Língua Brasileira de Sinais) para atender deficientes auditivos; Várias adaptações físicas: balcões, caixas, sanitários, bebedouros, vagas de estacionamento, placas e informativos em braile, circulação livre para cães guias, espaço para locomoção, sinalização tátil de degraus, corrimãos e pisos, assentos, rampas de acesso, elevadores especiais para cadeirantes, porta de entrada ao lado da giratória, entre outros itens especiais para deficientes.
Se a sua agência bancária ainda não oferecer essas condições, exija pelo menos práticas e procedimentos alternativos que possam atendê-lo com segurança e conforto.
Fonte: w.w.w.meubolsoemdia.com.br