26.1 C
Três Lagoas
domingo, 28 de dezembro, 2025

Saúde é o foco no Dia do Homem

O Dia do Homem é celebrado, no Brasil, nesta segunda-feira, 15 de julho, uma data instituída em parceria com a ONU, com foco na conscientização e promoção da saúde masculina, e ainda não tem a mesma importância cultural do Dia das Mulheres.

A Data visa quebrar algumas barreiras já que especialistas afirmam que os homens muitas vezes negligenciam os exames periódicos, o que pode resultar em diagnósticos tardios de diversas doenças. Essa data serve para lembrar os homens de adotarem hábitos saudáveis e realizarem os exames necessários, visando uma melhor qualidade de vida e prevenção de problemas de saúde.

A importância da saúde masculina vai muito além dos exames de próstata, abrangendo uma série de consultas médicas de rotina e específicas que são importantes para a manutenção do bem-estar. Veja alguns:

Exame físico anual:

Este exame básico inclui a medição da pressão arterial, verificação do índice de massa corporal (IMC), além de exames gerais de próstata e testículos. A avaliação geral ajuda a detectar problemas de saúde precocemente, como destaca André Berger, uro-oncologista e cirurgião robótico.

Exame de sangue:

Análises de sangue são fundamentais para monitorar níveis de colesterol, glicose, função hepática e renal, entre outros indicadores de saúde.

Consulta com cardiologista:

A verificação da saúde cardíaca é crucial, especialmente para detectar doenças cardiovasculares que têm alta incidência entre homens.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Padre Cláudio une fé, vida e esperança nas festas de fim de ano

Sacerdote completa 15 anos de ordenação e 45 de vida em clima de gratidão As festas de fim de ano em Três Lagoas ganharam um...

Trecho da Malha Oeste até Três Lagoas deve ser prioridade em nova concessão

Setor da celulose impulsiona interesse por ramal ferroviário no leste de Mato Grosso do Sul, onde edital deve ser lançado em abril de 2026.

Comissão aprova ampliação das atribuições dos oficiais de Justiça

Projeto autoriza atuação como conciliadores, amplia uso de tecnologia e segue para análise do Senado A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da...