25.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 17 de novembro, 2025

Comissão da OAB/MS lança documento sobre direito dos povos indígenas

Política – 07/11/2012 – 08:11

A Comissão Permanente de Assuntos Indígenas (Copai) da OAB/MS lança, na próxima quarta-feira (7), a Cartilha de Direito dos Povos Indígenas. O trabalho, inédito no País, reúne informações sobre as etnias presentes no Brasil, cultura, direitos e terras indígenas, entre outras assuntos. A cerimônia de lançamento acontece no auditório da OAB/MS em Campo Grande, às 9h.

“Somos todos membros da mesma família humana. Somos todos membros da mesma raça, que se manifesta biologicamente e culturalmente de diversas maneiras interdependentes. Da mesma forma, somo iguais em dignidade e direitos”, afirmou o presidente da OAB/MS, Leonardo Avelino Duarte.

Com esse trabalho, a OAB/MS inova em tornar a discussão e defesa dos povos indígenas uma luta permanente, além de zelar pela sociedade com a mesma atenção que cuida dos interesses dos advogado. Dentre todas as Seccionais da OAB, Mato Grosso do Sul é a única que empossou profissionais para abordar esse tema.

“Acompanhamos as disputas por terras e a situação dos indígenas no Estado. Porém, também trabalhamos na promoção da cultura indígena, pois queremos mostrar o lado bom da cultura, chega de falar de índio e relacionar com morte”, argumentou a presidente da Copai, Samia Roges Jordy Barbieri.

Apesar de informações técnicas e jurídicas, a cartilha foi escrita com linguagem simples, voltada para o publico em geral. A Copai ainda publicou na cartilha desenhos de crianças índias e não-índias para que se faça um comparativo do imaginário entre elas.

Para o lançamento oficial da cartilha, a Copai convidou alunos de escolas da Capital que realizarão apresentações culturais com o tema povos indígenas. A sede da OAB/MS está localizada na Avenida Mato Grosso, 4700.

Fonte: Assessoria de Imprensa OAB/MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Foragido de Pernambuco por homicídio brutal é preso pela Polícia Civil em Três Lagoas

Suspeito teria desferido ao menos 15 golpes de faca na vítima após discussão em restaurante, onde prisão ocorreu nesta segunda-feira, 17.

PRF apreende 127 medicamentos de emagrecimento ilegais na BR 262

Produtos estrangeiros eram transportados sem refrigeração e sem nota fiscal, onde destino final seria Três Lagoas.

IFMS abre 1.665 vagas gratuitas em cursos técnicos semipresenciais para 2026

Oportunidades alcançam 17 municípios de MS e seleção pode ter sorteio caso a procura seja maior que a oferta O Instituto Federal de Mato Grosso...