20.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 15 de maio, 2025

PF desarticula esquema de garimpo ilegal de ouro e lavagem de dinheiro

Geral – 06/11/2012 – 17:11

A Polícia Federal (PF) realiza, desde o início da manhã desta terça-feira (6), operação para desarticular uma organização criminosa que vendia ouro extraído ilegalmente.

A operação, batizada de Eldorado, deve cumprir 28 mandados de prisão temporária, expedidos pela justiça do Mato Grosso, em sete Estados brasileiros (MT, PA, RO, AM, SP, RJ e RS).

Em Porto Velho (RO), já estão sendo cumpridos oito mandados de prisão e 11 de busca e apreensão.

Segundo investigação da Delefin (Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros e Desvio de Recursos Públicos) do Mato Grosso, o ouro extraído ilegalmente de garimpos e áreas indígenas era vendido para empresas distribuidoras de valores mobiliários.

Depois de dissimular a origem, esses ativos eram vendidos para investidores em São Paulo (SP), como se fossem legais.

De acordo com a PF, apenas uma das empresa envolvidas movimentou mais de R$ 150 milhões. Os criminosos são suspeitos de crimes ambientais, contra a ordem econômica e contra o sistema financeiro e de lavagem de dinheiro.

Além de 300 policiais federais, a operação contou com fiscais do Ibama.

 

Divulgação

 

Fonte: Da Folha de São Paulo

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS inicia entrega de cartões da busca ativa de benefício

Desde 17 de março, mais de 2,1 mil visitas da busca ativa foram realizadas nos 79 municípios sul-mato-grossenses, como parte da iniciativa de erradicar a extrema pobreza.

Suinocultura impulsiona economia de MS e vira referência nacional

A cadeia movimenta 129 empresas, gera cerca de 32 mil empregos diretos e já produziu 315 mil toneladas de carne suína neste ano, com projeção de crescimento de 10% para 2025.

Confira as vagas de emprego disponíveis nesta quinta-feira

As vagas são atualizadas diariamente, portanto, fique de olho e não perca a oportunidade de conquistar uma nova colocação profissional!