Geral – 06/11/2012 – 16:11
Em 12 de dezembro de 1988, o sindicato dos ferroviários entrou com ação judicial requerendo o pagamento da URP(unidade de referência de preços) aos ferroviários da extinta Noroeste.
A RFFSA foi condenada à época a pagar a correção das URP’s de junho a outubro de 1988.
Com a extinção da RFFSA a União passou a integrar ação e com isso as negociações processuais tomaram outro rumo, possibilitando acordo. Em 29/11/2010 foi concretizado o acordo no valor
bruto de R$ 4.898.083,36.Figuram 1.454 substituídos pelo Sindicato na ação trabalhista. Arequerimento do Sindicato o Juiz da 1ªVara do Trabalho de Bauru acatou a individualização dos valores, sendo assim, o pagamento será feito por RPV( requisição de pequeno valor) o que é mais rápido do que o precatório comum.Atualmente o processo está à disposição da 1ª Vara do Trabalho que está
Confeccionando o ofício para requisição de pagamento junto à União,procedimento necessário que deve ser aguardado. O Sindicato requereu judicialmente que fosse efetuada a liberação dos valores, liberação esta prevista a partir da data 08/11/2012, é fundamental que todos que ainda não fizeram o cadastramento o façam. Se você já fez, mesmo assim,verifique a lista no site do sindicato com sede em Bauru-SP ou procure um representante do sindicato em Três Lagoas.
Em entrevista a Romeu Campos, Noracil de Melo Cerqueira, representante da ação e do sindicato na cidade de Três Lagoas esclareceu que esse valor foi fixado em uma audiência em 2010, e não sabe se ele será atualizado ou de que forma esses pagamentos começarão a ser feitos.
Esclareceu ainda que só vai receber o RPV quem era sindicalizado no sindicato de Bauru.Os sindicalizados na cidade de Campo Grande não fazem parte desse valor,pois a ação ajuizada por eles foi julgada improcedente na época.
Conclui que é necessário que as pessoas que constam na lista,atualizem seu cadastro a partir do dia 08/11 ,para que seja feito o levantamento preciso de todos os funcionários que terão direito ao pagamento,lista essa de pessoas que cederam durante a ação uma procuração dando poderes ao sindicato de representá-los nos autos.
Fonte: Da Redação