Geral – 06/11/2012 – 13:11
Bonitão, bem sucedido, pai de família. Esse é Willard Mitt Romney, de 65 anos e cinco filhos, todos homens. Ele é casado há 42 anos com Ann, uma dona de casa que emocionou o eleitorado ao falar de sua luta contra a esclerose múltipla.
O pai – George Romney – foi governador de estado de Michigan e chegou a ser pré-candidato à presidente pelo Partido Republicano, mas foi derrotado por Richard Nixon.
Mitt Romney fala pouco da vida pessoal. Sabe que ser milionário e mórmon pode afastar uma larga fatia de eleitores. Muitos americanos não conhecem a religião cristã, adotada por apenas 4,5% da população americana.
Formado em Direito e Administração de Empresas em Harvard, Romney tem uma história de sucesso nos negócios. Enriqueceu resgatando empresas à beira da falência. O patrimônio dele soma o equivalente a mais de R$ 500 milhões.
Mitt Romney foi governador numa época de crescimento econômico nos Estados Unidos. O índice Dow Jones na Bolsa de Nova York, por exemplo, subiu 55% durante o mandato dele. Com medidas de austeridade e beneficiado pelo bom momento econômico, ajudou a reduzir os gastos do governo e eliminou um déficit bilionário em Massachusetts.
Em 2008, perdeu as prévias do Partido Republicano para o senador John McCain, escolhido para concorrer com Barack Obama. Em 2012 foi diferente: o bom desempenho nos debates superou a desconfiança do Tea Party – a ala mais conservadora do partido.
As gafes cometidas na campanha deram combustível aos democratas. Mas depois de sair vitorioso no primeiro debate contra o presidente Barack Obama, Mitt Romney se recuperou.
Mostrou que tem um aliado forte: a crise econômica que assola os Estados Unidos desde 2008. Transformou em virtude a sua condição de empresário de sucesso, que consegue superar todas as crises. Falta agora provar isso nas urnas.
Agora a pergunta que todos nos Estados Unidos estão fazendo é: que horas vai sair o resultado? As redes de TV americana fazem projeções com base em pesquisas de boca de urna e anunciam o resultado às 2h, horário de Brasília. Mas tudo depende do tamanho da diferença entre os dois candidatos.
Fonte: Do G1