23.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 19 de maio, 2025

Enxaqueca atinge cerca de 2,1 milhões de crianças no Brasil

Geral – 05/11/2012 – 16:11

Uma em cada dez crianças brasileiras tem enxaqueca, a dor de cabeça que acontece mais de 15 dias no mês e com mais de quatro horas de duração por dia. São 2,1 milhões de crianças que sofrem da doença, principalmente na idade escolar, entre cinco e 12 anos.

As crises de enxaqueca trazem muito mal estar e prejudicam o dia a dia de quem tem a dor. “A minha dor é muito forte e ela fica batendo como um coração na minha cabeça. Aí eu tenho que ficar na cama assistindo televisão e deitada com gelo na cabeça”, relata Louise Damasceno Drummond, de nove anos.

Segundo o neurologista Abouch Krymchantowski, a enxaqueca é uma doença hereditária e na infância e na adolescência as crises de dor costumam ser bastante intensas. “Há fatores que precipitam as crises. Nas crianças, o mais comum é o fator alimentação. O stress das atividades excessivas ou das atividades escolares sob pressão também desencadeia a doença”, explica.

A automedicação é um dos maiores inimigos do tratamento da enxaqueca, em qualquer idade. Os médicos dizem que tomar analgésicos por dez dias ou mais por mês já é considerado uso excessivo. Essa atitude traz uma tolerância perigosa: pode tornar a dor de cabeça crônica, deflagrar crises de enxaqueca ou causar outros problemas, como gastrite e insuficiência renal.

“Estima-se que mais de três meses seguidos de uso excessivo ou regular já traz malefícios notáveis. Mas há os pacientes que tem a chamada idiosincracia, uma reação individual ruim. Esses paciente podem evoluir mal em semanas”, alerta o médico.

Segundo  a Sociedade Brasileira de Cefaleia existem mais de 150 tipos de dor de cabeça e 90% da população sofrem desse mal. O tipo mais comum é a tensional, que as pessoas sentem no dia a dia.

Louise passou a fazer tratamento e agora raramente tem crises. “Já parou a minha dor de cabeça e eu consigo fazer todos os meus deveres. Agora eu posso sair para brincar, andar de bicicleta”, relata a menina.

Segundo o neurologista, as pessoas que sentem dor de cabeça com frequência devem evitar alimentos com conservantes em excesso, comida gordurosa, embutidos e adoçantes artificiail

Fonte: Jornal Hoje

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Casa do Trabalhador de TL está com 222 vagas de empregos disponível nesta segunda-feira (19)

Você está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho? Então fique ligado nas vagas disponíveis na Casa do Trabalhador de Três...

Doenças inflamatórias intestinais levam a 170 mil internações no SUS em uma década

Um levantamento da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) revelou que as doenças inflamatórias intestinais (DIIs) resultaram em 170 mil internações no Sistema Único de...

Segunda-feira será de sol e tempo seco em Três Lagoas

Baixa umidade do ar exige cuidados com hidratação, onde céu deve permanecer com algumas nuvens ao longo do dia.