Geral – 05/11/2012 – 12:11
Restando quatro rodadas para o final da Série B, seis clubes estão no páreo para disputar a primeira divisão do Campeonato Brasileiro de 2013.
Uma das vagas, porém, só não fica com o Goiás caso o clube resolva completar a competição com uma incrível série negativa de resultados.
Líder da segunda divisão com 70 pontos, o time alviverde tem nove de vantagem sobre o São Caetano, o quinto colocado. Para avançar matematicamente, o Goiás precisa vencer um jogo ou mesmo empatar com a equipe paulista na penúltima rodada.
O Criciúma é outro que está em situação confortável. Vice-líder com 68 pontos, se vencer a próxima partida, contra o São Caetano, em casa, às 19h30, na próxima terça-feira, carimbará o retorno para a Série A. Caso não consiga ainda terá pela frente duas equipes que não brigam por mais nada no campeonato: América-RN e Avaí.
O Vitória, que vem enfrentando uma crise interna com sua torcida, aparece em terceiro com 66 pontos, mas na próxima rodada recebe o América-MG (8º, com 50 pontos), que já pode começar a dar férias para seus atletas. Para não depender de ninguém basta ganhar três jogos.
Apesar de estar em quarto lugar, com 65 pontos, o Atlético-PR tem adversários teoricamente mais tranquilos na reta final. Até mesmo o Criciúma na penúltima rodada pode ser uma moleza caso a equipe catarinense se classifique com antecipação.
Já o São Caetano, quinto, precisa ganhar todos seus jogos e ainda torcer por uma combinação de resultados.
O Joinville, por sua vez, tem que vencer tudo e ainda rezar. Com 56 pontos, pode chegar no máximo a 68. Isto significa torcer para tropeços grandes de Vitória, Atlético-PR e São Caetano, já que não tem mais condições de alcançar o Criciúma.
Veja abaixo os jogos restantes para os seis primeiros:
Goiás (70 pontos)
Boa (fora)
Barueri (casa)
São Caetano (fora)
Joinville (casa)
Criciúma (68 pontos)
São Caetano (casa)
América-RN (fora)
Atlético-PR (casa)
Avaí (fora)
Vitória (66 pontos)
América-MG (casa)
Guaratinguetá (fora)
Joinville (fora)
Ceará (casa)
Atlético-PR (65 pontos)
América-RN (casa)
ASA (fora)
Criciúma (fora)
Paraná (casa)
São Caetano (61 pontos)
Criciúma (fora)
Boa (casa)
Goiás (casa)
Guarani (fora)
Joinville (56 pontos)
Guaratinguetá (casa)
Bragantino (fora)
Vitória (casa)
Goiás (fora)
Fonte: Da Folha de São Paulo