31.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 10 de novembro, 2025

Nova estratégia de vacinação contra Covid-19 imunizante Monovalente XBB

Com a inclusão da vacinação contra a Covid-19 para crianças de seis meses a menores de cinco anos no Calendário Nacional de Vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas se prepara para aplicação da vacina Covid-19 Monovalente (XBB), da fabricante Moderna (Spikevax), foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 

A estratégia de vacinação contra a Covid-19 em 2024 adotada pelo Ministério da Saúde, em conjunto com os estados, definiu os critérios de vacinação de crianças de seis meses a menores de cinco anos, e também de 14 grupos prioritários. 

Para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, o esquema vacinal é de duas doses. A primeira dose da Monovalente XBB, moderna, e a segunda dose após quatro semanas da primeira dose, com a vacina Monovalente XBB. A partir de 5 anos, o esquema vacinal é de uma dose da vacina contra a Covid 19 com a Monovalente XBB. 

A vacina para os imunocomprometidos a partir de 5 anos tem o esquema vacinal de três doses. Neste caso, a primeira dose com a Monovalente XBB, moderna; a segunda dose após quatro semanas da primeira dose. Já a terceira dose após oito semanas da segunda dose. A estratégia de vacinação orienta, ainda, que após completar o esquema primário, devem ser administradas anualmente duas doses da vacina, com intervalo mínimo de seis meses. 

Grupos prioritários

De acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Imunização (PNI), a SES também passou a recomendar a imunização de 14 grupos prioritários com a Monovalente XBB, moderna. O esquema vacinal será de duas doses anuais e intervalo mínimo de seis meses entre cada dose para pessoas com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas.

Para os outros 11 grupos prioritários, a recomendação do esquema vacinal com Monovalente XBB é de uma dose anual, que inclui o público de Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores; Indígenas vivendo em terra indígena; Ribeirinhos; Quilombolas; Trabalhadores de Saúde; Pessoas com deficiência permanente; Pessoas com comorbidades; Pessoas privadas de liberdade (≥ 18 anos); Funcionários do sistema de privação de liberdade; Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; Pessoas em situação de rua.

Outras vacinas

De acordo com o Ministério da Saúde, vacinas como a Coronavac e Bivalente serão aplicadas no país até zerarem os estoques, conforme público estabelecido.

Esquema vacinal
– Crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias – Duas doses
1ª dose: Monovalente XBB, moderna
2ª dose: após 4 semanas da 1ª dose, com vacina Monovalente XBB

– Imunocomprometidos a partir de 5 anos de idade – Três doses
1ª dose: Monovalente XBB, moderna
2ª dose: após 4 semanas da 1ª dose
3ª dose: após 8 semanas da 2ª dose
Após completar o esquema primário, duas doses anualmente, com intervalo mínimo de seis meses.

– Grupo prioritários a partir de 5 anos de idade – Uma doseUma dose anual da vacina monovalente XBB.

– Imunocomprometidos a partir de 5 anos, gestantes/puérperas e idosos a partir de 60 anos – Duas doses
Duas doses anuais da vacina monovalente XBB. Mínimo de 6 meses de intervalo entre cada dose. 

– Outros 11 grupos prioritários – Uma dose
Uma dose anual para Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores; Indígenas vivendo em terra indígena; Ribeirinhos; Quilombolas; Trabalhadores de Saúde; Pessoas com deficiência permanente; Pessoas com comorbidades; Pessoas privadas de liberdade (≥ 18 anos); Funcionários do sistema de privação de liberdade; Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; Pessoas em situação de rua.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Inep divulga resultado de recursos do gabarito preliminar da Prova Nacional Docente 2025

Parecer das análises foi emitido de forma única, e gabarito final será publicado nesta terça-feira. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira...

Mutirão atualiza cadernetas de vacinação e garante 722 declarações em Três Lagoas

Ação realizada nas UBSs no último sábado reforça a importância da vacinação para matrícula escolar de 2026. A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da...

Três Lagoas realiza primeira etapa do Circuito de Corrida de Rua “Cidade das Águas” no Jupiá

Evento marcou início de série esportiva que valoriza paisagens naturais e incentiva hábitos saudáveis A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de...