21.2 C
Três Lagoas
domingo, 25 de maio, 2025

Fim de ano abre vagas temporárias; veja como se candidatar

Geral – 01/11/2012 – 13:11

Shoppings centers, agências de trabalho temporário e de recrutamento e empresas, supermercados e lojas selecionam candidatos para vagas temporárias de final de ano em todo o pais. A seleção deve durar até dezembro (veja lista abaixo com as vagas e formas de se inscrever – para ter mais informações é preciso clicar nos links em vermelho).

Em geral, as vagas exigem do candidato o segundo grau completo, simpatia, facilidade de comunicação e para trabalhar em equipe.

De acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), os shoppings centers do país devem contribuir com a abertura de 151,2 mil vagas para trabalhadores temporários no final deste ano. O número representa um aumento de 8% sobre o desempenho registrado no ano passado – em 2011, o crescimento havia sido de 7%.

As contratações começaram no mês de outubro nas empresas varejistas de grande porte, enquanto as redes menores geralmente abrem suas vagas ao longo do mês de novembro, segundo a Alshop.

As principais funções a serem preenchidas são de estoquista, atendente, vendedor, auxiliar de crédito, repositor, organizador de estoque e Papai Noel.

No ano passado, o G1 publicou uma série de reportagens com exemplos de pessoas que têm trabalhos desse tipo e dicas de onde e quando procurar e os direitos dos temporários (veja ao lado, no Saiba Mais).

A estimativa de efetivação de temporários com carteira assinada este ano deve ser de 20% do total, ou seja, cerca de 30 mil dos trabalhadores contratados no fim do ano provavelmente terão emprego nas redes de varejo.

Boa parte das vagas é preenchida por estudantes de faculdade ou do ensino médio e por candidatos com faixa etária entre 18 e 45 anos. Muitos contratados não têm experiência no mercado de trabalho.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), a expectativa é de que 20% das vagas sejam preenchidas por jovens em situação de primeiro emprego. A entidade prevê a abertura de 155 mil vagas de trabalho temporário em todo o país – 25% para a indústria e 75% para o comércio (comércio de rua, shoppings e os supermercados). O número é 5,5% maior do que o verificado em 2011, quando foram contratados 147 mil temporários.

De acordo com a Alshop, ter interesse em aprender e auxiliar, espírito de trabalho em equipe, dedicação, boa apresentação e saber ouvir mais do que falar são algumas qualidades que colaboram para a efetivação.

Fonte: Do G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Indústrias recebem mobilização nacional de vacinação contra gripe

Milhares de trabalhadores da indústria estão sendo vacinados contra a gripe (influenza) e outras doenças em uma mobilização nacional que leva imunizantes diretamente aos...

Dia Nacional do Café celebra tradição, sabor e impacto socioeconômico do grão mais querido do Brasil

O Dia Nacional do Café, comemorado em 24 de maio, marca o início oficial da colheita nas principais regiões produtoras do país e celebra...

Governo alerta: cafés com impurezas e micotoxinas devem ser retirados do consumo

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) desclassificou três marcas de café torrado para consumo humano após análises laboratoriais detectarem impurezas, micotoxinas e matérias...