26.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 19 de fevereiro, 2026

Eleitor tem até 27 de dezembro para justificar ausência no 2º turno

Política – 30/10/2012 – 14:10

O eleitor que deixou de votar no segundo turno das Eleições 2012 por estar fora de seu domicílio eleitoral e não justificou a ausência no domingo, dia da eleição, poderá apresentar a justificativa até o dia 27 de dezembro. Já quem faltou ao primeiro turno do pleito deve regularizar a situação até o dia 6 do mesmo mês. No Brasil, o voto é obrigatório para quem tem de 18 a 70 anos. Em Campo Grande, 104.066 eleitores não votaram no segundo turno.

A justificativa deve ser apresentada em qualquer cartório eleitoral do país. Para tanto, o eleitor deve preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral, que pode ser obtido, gratuitamente, nos cartórios eleitorais e nos postos de atendimento ao eleitor.

Além do requerimento devidamente preenchido, o eleitor também terá de apresentar um documento com foto, que pode ser a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais), como certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.

O eleitor que não votar e não apresentar justificativa fica impedido, entre outras coisas, de tirar passaporte, inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles, e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outras sanções.

Quem deixar de votar e não apresentar justificativa por três eleições, considerando cada turno uma eleição, tem o título cancelado.

Fonte: Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Casa do Trabalhador oferece 118 vagas em Três Lagoas nesta quinta

Funções com maior número de oportunidades são para operador de produção e serviços gerais

Servidores da Assistência Social participaram de treinamento de primeiros socorros em Três Lagoas

Capacitação teve como foco atendimento inicial em situações de urgência e emergência até a chegada de profissionais especializados

Operação conjunta apreende drogas e arma de fogo em Água Clara

Operação resultou na prisão de jovem de 21 anos e na apreensão de crack, cocaína, espingarda e munições