23.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de dezembro, 2025

Lionel Messi recebe a Chuteira de Ouro

Geral – 29/10/2012 – 17:10

Lionel Messi recebeu nesta segunda-feira a Chuteira de Ouro como maior artilheiro em campeonatos europeus da temporada passada. É a segunda vez que o craque do Barça, que anotou 50 gols em 2011/2012 recebe a honraria. A outra foi em 2009/2010, quando balançou as redes 34 vezes.

A premiação é entregue desde a temporada 1967/1968 e o primeiro a ganhar foi o português Eusébio, que anotou 42 gols pelo Benfica. Das 45 edições do troféu, apenas dois brasileiros saíram vencedores: Ronaldo (em 96/97, pelo Barça) e Jardel (duas vezes, em 97/98, pelo Porto, e 2001/2002, pelo Sporting).

Acompanhado de vários companheiros de Barcelona, entre eles os capitães Puyol e Xavi, além do presidente do clube, Sandro Rosell, do vice-presidente Josep María Bartomeu, e do diretor esportivo Andoni Zubizarreta, Messi ganhou a Chuteira de Ouro das mãos de Luis Suárez, lenda do futebol espanhol e do Barcelona, e único atleta da Fúria a ter conquistado uma Bola de Ouro (em 1960).

Messi mostra a Chuteira de Ouro (Foto: Agência AFP)

Feliz com a conquista, Messi – que além da Chuteira de Ouro propriamente dita, levou também uma miniatura da honraria e uma chupeta (como forma de homenagem ao seu primeiro filho, Thiago, que está prestes a nascer) – fez questão de dividir os méritos com seus companheiros.

  • É um prêmio para o grupo. Sem meus companheiros, não conseguiria fazer tantos gols – afirmou o argentino, durante o evento realizado em Antigua Fábrica Estrella Damm, em Barcelona.

Sobre os “mimos” que seu futuro filho recebeu, Messi agradeceu e prometeu futuras homenagens a Thiago.

  • É provável que a partir da próxima semana mude minha forma de celebrar os gols. Quando meu filho nascer, minha primeira comemoração será para ele.

Messi recebe a Chuteira de Ouro das mãos de Luis Suárez (Foto: Agência AFP)

Classificação da Chuteira de Ouro

Confira abaixo a classificação da Chuteira de Ouro da temporada 2011/2012, que é oferecida pela ESM (European Sports Magazines, na sigla em inglês, uma associação das mais importantes publicações esportivas da Europa, como a World Soccer, La Gazzetta dello Sport, Kicker, entre outras). De acordo com o regulamento, os campeonatos europeus são divididos pelo grau de importância, e os gols marcados nesses torneios possuem valores diferentes. Somente os cinco primeiros países do ranking da Uefa (Espanha, Itália, Alemanha, França e Inglaterra) tem dois pontos de peso. Outros, têm peso 1,5 (casos abaixo de Bas Dost, do Heerenveen, da Holanda, e Burak Yilmaz, do Trabzonspor, da Turquia) ou apenas um.

  1. Lionel Messi (Barcelona) 50 x 2 = 100

  2. Cristiano Ronaldo (Real Madrid) 46 x 2 = 92

  3. Robin van Persie (Arsenal FC) 30 x 2 = 60

  4. Klaas-Jan Huntelaar (Schalke) 29 x 2 = 58

  5. Zlatan Ibrahimović (Milan) 28 x 2 = 56

  6. Wayne Rooney (Manchester United FC) 27 x 2 = 54

  7. Mario Gomez (Bayern) 26 x 2 = 52

  8. Bas Dost (Heerenveen) 32 x 1.5 = 48

  9. Falcao (Atlético de Madri) 24 x 2 = 48

  10. Diego Milito (Internazionale) 24 x 2 = 48

  11. Burak Yilmaz (Trabzonspor) 32 x 1.5 = 48

Fonte: Do G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Educação de MS implanta protocolos de segurança escolar

A proposta é garantir maior preparo das unidades de ensino e atuação coordenada diante de situações de emergência.

Casa do Trabalhador de Três Lagoas oferta 105 vagas de emprego nesta sexta

Oportunidades se destacam para operador de processo de produção, operador de armazenamento de carga e operador de caixa A Casa do Trabalhador de Três Lagoas...

Sexta-feira tem previsão de instabilidade no clima em Três Lagoas

Atuação de sistema de alta pressão mantém o tempo mais seco, mas o aquecimento diurno ainda pode provocar instabilidades pontuais.