24.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 17 de novembro, 2025

“Erramos discutindo o kit-gay”, diz coordenador da campanha de Serra

Política – 29/10/2012 – 16:10

“Patinamos uma semana discutindo um assunto que não era da nossa campanha, que foi o chamado kit-gay, que virou personagem da campanha. Isso não era uma estratégia nossa. Uma coisa que veio de fora e ocupou o debate da cidade”, disse.

Na primeira semana após o primeiro turno, o pastor evangélico Silas Malafaia, que apoiava Serra, deu início às polêmicas envolvendo o kit anti-homofobia.

O pastor atacou o que ficou conhecido como “kit-gay” do MEC, idealizado quando Haddad estava à frente da pasta, em 2011. O material não chegou a ser distribuído porque foi barrado pela presidente Dilma Rousseff após pressão das bancadas católica e evangélica do Congresso Nacional.

O debate se voltou para Serra quando a imprensa divulgou que o tucano distribuiu aos professores material de conteúdo semelhante quando era governador, em 2009 –ele negou a semelhança e fez críticas ao material do MEC.

Haddad, então, declarou que a discussão fomentava a “intolerância”, mas os dois candidatos evitaram se posicionar claramente sobre o tema durante a troca de ataques.

Segundo Aparecido, o tempo perdido com o kit-gay poderia ter sido usado para discutir a ampliação do Bilhete Único de três para seis horas –proposta por Serra na última semana– e a intenção do PT de, segundo os tucanos, acabar com as parcerias entre as OSs (Organizações Sociais) e os hospitais públicos.

“Deixamos de discutir esses dois assuntos que, na reta final, fizeram inclusive a gente recuperar [votos]. A população entendeu a proposta do Serra sobre o Bilhete Único e o perigo de o PT acabar com as organizações sociais. Então a gente voltou a crescer, e ele [Haddad] começou a cair. Só que não deu tempo de fazer a curva novamente”, disse Aparecido.

O deputado também afirmou que a campanha tucana não conseguiu convencer a população de que Serra cumpriria o mandato até o fim –e não deixaria o cargo para concorrer ao governo do Estado, como aconteceu em 2006, um ano e três meses após assumir a prefeitura.

“Nòs não conseguimos explicar para a população que, quando o Serra saiu da prefeitura, ele saiu para ser governador do Estado e que, como governador, fez muito pela cidade. O PT conseguiu passar para a população que o Serra tinha saído da prefeitura para ser candidato a presidente. Na rua, as pessoas falavam isso: ‘você saiu para ser candidato a presidente’. E não era isso”, disse.

Militância e Kassab

Para o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), faltou “luta política”.

“Eu acho que talvez tenha faltado luta política. Teve uma guerra política e precisamos reconhecer que perdemos. Nós lutamos muito. Mas agora não é hora de fazer auto-crítica, porque saio da eleição com orgulho de ser companheiro do José Serra”, disse.

O coordenador Aparecido ainda minimizou o impacto que o apoio do atual prefeito, Gilberto Kassab (PSD) –cuja gestão é considerada ruim ou péssima por mais 40% dos eleitores, segundo o Instituto Datafolha–, causou na campanha tucana.

“A gente não conseguiu passar para a cidade o que a administração fez. Isso foi um problema, porque a administração fez muita coisa: as favelas que viraram bairros, o sistema de saúde das AMAs, o sistema educacional do município”, disse.

Fonte: Do Uol

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Arauco reforça compromisso socioambiental com ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto em Inocência

Arauco reforça compromisso socioambiental com ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto em Inocência.

Vem aí a 10ª Copa Osmar Dutra de Futebol Society em Três Lagoas

Competição começa em 7 de dezembro e promete reunir 20 equipes em disputas emocionantes.

SEJUVEL abre inscrições para a 2ª etapa do Circuito de Corrida “Cidade das Águas”

Prova será realizada no dia 29 de novembro, na Cascalheira, com modalidades de corrida 5K e caminhada 3K inscrições são gratuitas e limitadas. A...