25.2 C
Três Lagoas
sábado, 18 de maio, 2024

Secretaria de Saúde apresenta Plano de Contingência 2024 em combate ao Aedes aegypti

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), torna público para conhecimento de toda população, o Plano de Contingência 2024, elaborado para o combate do Aedes aegypti. O documento foi apresentado e aprovado pelos membros do Comitê Municipal de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti, realizado no dia 29 de fevereiro.


O Plano de Contingência em questão, visa estabelecer diretrizes integradas para prevenir e controlar doenças transmitidas pelo mosquito, como dengue, chikungunya e zika vírus. Com o objetivo principal de evitar a propagação dessas enfermidades e consequentemente, reduzir a incidência de casos e evitar mortes, o plano delineia estratégias específicas para alcançar tais metas.


Com intuito de detalhar metas para organizar a prevenção e o controle das doenças. Isso envolve a capacitação dos profissionais de saúde, melhoria da vigilância epidemiológica, garantia de assistência adequada aos pacientes e o monitoramento e controle dos vetores responsáveis pela transmissão. Esses objetivos são fundamentais para o sucesso do plano.


As estratégias do plano de contingência são projetadas para enfrentar diferentes cenários de incidência de casos. Desde a definição de ações de contingência em diferentes níveis de gravidade, até a priorização da assistência humanitária aos pacientes, o plano busca garantir uma resposta ágil e eficaz às emergências de saúde pública. Com a implementação dessas medidas, pretende-se não apenas controlar os surtos e epidemias, mas também assegurar que a população tenha acesso à assistência de saúde de qualidade quando necessário, fortalecendo assim a capacidade de resposta do sistema de saúde frente a essas doenças.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Alfabetização alcança 94% em Mato Grosso do Sul, mas educação ainda é gargalo para indígenas

Dados do Censo 2022 mostram avanço na taxa de alfabetização do Estado, mas com déficit em recortes por raça.

Adolescente é apreendido pela segunda vez por agredir e ameaçar familiares em Brasilândia

Menor chegou até mesmo a ameaçar os policiais de morte, quando saísse da UNEI.

Reajuste dos servidores do Estado deve ser pago em junho

O aumento de 3,73% foi aprovado nessa quinta-feira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul por maioria de voto, mas ainda vai para uma segunda votação.