26.7 C
Três Lagoas
sábado, 5 de julho, 2025

MPF abre inquérito contra rede social Kwai por conteúdo falso

CAMPO GRANDE NEWS – Nesta quinta-feira (18), o Ministério Público Federal (MPF) anunciou a abertura de um inquérito civil público para investigar a conduta da rede social Kwai no Brasil. A suspeita recai sobre a possível promoção de conteúdos e perfis falsos pela plataforma de origem chinesa, visando gerar maior engajamento.

O MPF revelou que há indícios de que postagens na rede contenham informações inverídicas e apelativas, as quais não seriam produzidas por usuários regulares do Kwai, mas sim pela própria plataforma, seja diretamente ou por meio de empresas de publicidade contratadas, sem identificação de sua origem. A iniciativa de abrir o inquérito foi motivada por uma denúncia anônima recebida pelo órgão, além de notícias que abordavam a estratégia da plataforma.

A investigação terá três frentes principais, de acordo com o MPF. A primeira consiste na suposta criação de perfis falsos, simulando órgãos e autoridades públicas brasileiras no Kwai, como se fossem páginas oficiais. A segunda frente aborda a produção e circulação de notícias falsas na rede social, especialmente durante o período eleitoral de 2022, com o objetivo de aumentar a audiência. A terceira frente se concentra na veiculação de vídeos contendo atos de violência contra mulheres e exposição indevida de crianças e adolescentes.

A Joyo Tecnologia Brasil, empresa responsável pelo Kwai no país, juntamente com as empresas de publicidade que prestam serviços à plataforma, foram oficialmente notificadas pelo MPF para prestar esclarecimentos e preservar materiais relevantes para a investigação, como documentos, gravações, vídeos e outros.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Após corrida por aplicativo, homem é esfaqueado em Campo Grande

Vítima levou quatro facadas e teve o pulmão perfurado; criminosos seguem foragidos. Um entregador de 27 anos foi brutalmente esfaqueado e teve o celular roubado...

Morre “Copeu”, figura icônica do bairro Bela Vista

Antônio Francisco Neto, conhecido como Copeu, faleceu nesta sexta-feira, onde presença marcante nos campos e nos corações da comunidade deixa legado de amizade e paixão pelo esporte.

Corpo de Juliana Marins será sepultado para preservação de provas

Família tinha optado pela cremação, que era desejo da publicitária A família da brasileira Juliana Marins, que morreu após cair em uma trilha do vulcão...