37.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 15 de setembro, 2025

Ministério informa procedimentos e o que diz a Lei do SUS

Saúde – 23/01/2012 – 15:01

A resposta oficial do ministério da Saúde explica quais procedimentos devem ter os usuários do SUS em casos de deslize de hospitais e médicos, que atendem pacientes com recursos públicos. Confira:

“A lei 8080 assegura que a Saúde é direito do cidadão e dever do Estado. O cidadão deve ter acesso aos serviços.

De acordo com o Código de Ética Médica, são elencadas várias infrações.

Destacamos o art.64

Código de Ética Médica, Infrações ao Código:

Art. 40. Aproveitar-se de situações decorrentes da relação médico-paciente para obter vantagem física, emocional, financeira ou de qualquer outra natureza.

Art. 59. Oferecer ou aceitar remuneração ou vantagens por paciente encaminhado ou recebido, bem como por atendimentos não prestados.

Art. 64. Agenciar, aliciar ou desviar, por qualquer meio, para clínica particular ou instituições de qualquer natureza, paciente atendido pelo sistema público de saúde ou dele utilizar-se para a execução de procedimentos médicos em sua clínica privada, como forma de obter vantagens pessoais.

Art. 65. Cobrar honorários de paciente assistido em instituição que se destina à prestação de serviços públicos, ou receber remuneração de paciente como complemento de salário ou de honorários.

Art. 66. Praticar dupla cobrança por ato médico realizado.

Sobre a Ouvidoria do SUS

A Ouvidoria Geral do SUS recebe manifestações de usuários de todo o Brasil, dissemina informações em saúde, registra e encaminha as manifestações acolhidas aos órgãos competentes para resolução e posterior resposta aos cidadãos. São canais de entrada de manifestações disponibilizados pela Ouvidoria Geral do SUS:

Por telefone

Pelo número 136, o cidadão tem acesso gratuito à Ouvidoria do SUS. São oferecidas diversas opções, tais como: fazer solicitações, sugestões, reclamações ou elogios, solicitar informações sobre saúde, doenças, medicamentos ou sobre campanhas do Ministério da Saúde. É possível, também, optar por falar diretamente com um atendente.

Pela internet

Por meio da página www.saude.gov.br, é possível registrar e acompanhar o andamento da crítica ou sugestão feita por escrito. Para ter acesso a Ouvidoria, basta clicar no ícone do 136.

Por carta

Deve-se enviar a carta com nome e endereço completos para o seguinte destinatário:

Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde

Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS

Setor da Administração Federal (SAF) Sul

Quadra 2, Lotes 05/06, Ed. Premium, Torre I

3º andar, sala 305 CEP: 70.070-600 Brasília-DF

Atendimento presencial

É necessário ir ao Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, que fica no endereço citado acima. Este canal possibilita ao cidadão detalhar suas opiniões, sugestões e reivindicações.

Ubirajara Rodrigues / Imprensa – Ministério da Saúde

Fonte: Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Obras vai modernizar acesso de rodovia entre Três Lagoas e Inocência

Investimento prevê implantação e pavimentação de dois dispositivos rodoviários, garantindo logística eficiente e segura para o novo polo de celulose do Vale da Celulose

Três Lagoas recebe turnê inédita “Elas ao Cello” em outubro

Espetáculo gratuito de música clássica acontece no dia 3, às 20h, no Auditório Maior da UFMS, com ingressos limitados distribuídos pelo WhatsApp Mato Grosso do...

Três Lagoas sedia nesta terça o Circuito Avança Juventude

Evento estadual voltado a jovens da região do Bolsão terá oficinas, capacitações e fórum com lideranças locais e estaduais Três Lagoas recebe nesta terça (16)...