37.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 12 de novembro, 2025

Ato de solidariedade, doadores de sangue podem salvar até quatro vidas com apenas 450ml

GOVERNO MS – A doação de sangue representa não só um ato de solidariedade por parte de quem doa, mas também uma fração de esperança para aquele que recebe. Sinônimo de cidadania e amor ao próximo, são recolhidos 450ml de sangue por doador que, quando fracionados, podem salvar até quatro vidas.

Com aproximadamente 132 mil doadores de sangue ativos em Mato Grosso do Sul, é comemorado no dia 25 de novembro o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data tem como objetivo reconhecer a atitude voluntária de doadores de sangue e sensibilizar novas pessoas à causa.

Ana Beatriz Leal, de 20 anos, é doadora de sangue há 2 anos, desde que atingiu a maioridade. A voluntária, que sempre reconheceu a importância da doação, destaca o processo desde o preenchimento de formulário até a coleta sanguínea.Parece chato, mas é um cuidado que eles têm que ter, afinal esse sangue vai para alguém que está precisando e, provavelmente, já está em uma situação delicada. Quando você passa por todas as etapas e está apto a doar, você fica só uns 10 minutos para tirar o sangue”.

Com 6 doações realizadas desde que se tornou doadora efetiva, Ana Beatriz já doou sangue tanto para desconhecidos quanto para pessoas próximas a ela, como amigos e familiares. “É muito gratificante saber que você pode ajudar alguém a passar por um procedimento, ter uma qualidade melhor de vida ou até mesmo sobreviver”.

Em celebração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, entre os dias 24 e 27 de novembro, a Rede Hemosul promove a campanha de doação em diferentes municípios do Estado. A gerente de relações públicas do Hemosul, Mayra Franceschi, afirma que a ação surge como forma de agradecimento aos doadores, que em conjunto à Rede, atendem pacientes de hospitais públicos e privados.O objetivo é agradecer, comemorar, falar para o doador que ele é importante para a gente, mas lembrar que não é só no dia 25 de novembro. Todos os dias a gente precisa de doação, precisa estar fazendo plaquetas, que só duram 5 dias”.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Segunda etapa do Circuito “Cidade das Águas” acontece dia 29 na Cascalheira

Evento promovido pela SEJUVEL terá corrida de 5K, caminhada de 3K e entrega de troféus e medalhas aos participantes A Prefeitura de Três Lagoas, por...

Família Acolhedora oferece cuidado e acolhimento a crianças e adolescentes em Três Lagoas

Serviço municipal prioriza convivência familiar e humanização no processo de afastamento temporário

Três Lagoas realiza reunião do Comitê da Dengue nesta sexta-feira

Encontro aberto ao público discutirá estratégias de prevenção e combate ao Aedes aegypti A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde...