21.3 C
Três Lagoas
sábado, 15 de novembro, 2025

Presídios recebem detectores de metais do Min. da Justiça

Aparelhos devem ser distribuídos entre os 41 presídios do Estado, que abriga hoje em torno de 20,7 mil encarcerados.

CORREIO DO ESTADO – A secretaria nacional de políticas penais, a Senappne, órgão ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, anunciou nesta sexta-feira (20) pelo Diário Oficial da União a doação de 120 detectores de metais manual tipo raquete, instrumento de segurança que deve ser usado nos 41 presídios em operação em Mato Grosso do Sul. 

Diz a regra que o aparelho de metal é um aliado do sistema de segurança eficiente, com a finalidade de evitar a entrada de pessoas portando objetos de metais, como por exemplo, facas e armas de fogo ou a saída de indivíduos portanto objetos de valor, como celulares e dispositivos eletrônicos. 

Além dessas doações, as unidades prisionais já contam com raio x corporais e de bagagem para revista de pessoas e objetos nas portarias. A última estatística divulgada pela Agepen, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário, informou que até agosto, estavam encarcerados aqui em MS 20,7 mil pessoas. 

Ainda segundo o estudo da Agepen-MS, na população carcerária do Estado, 13,4 mil homens e 899 mulheres, cumprem pena em regime fechado. Já no sistema aberto e semiaberto, 2,9 mil homens e 200 mulheres. Aqui em MS, segundo a Agepen, 3,2 mil pessoas são monitoradas pelas chamadas tornozeleiras eletrônicas. 

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

COP 30: Arauco debate desafios de comunicar a sustentabilidade

Precisão, coragem e responsabilidade são fundamentais para todos os públicos, destaca executivo da companhia.

CRECI-MS anuncia abertura de processo disciplinar e reforça repúdio a qualquer forma de assédio

Corretor de imóveis de Três Lagoas é acusado de injúria e agressão contra jovem de 25 anos, onde Conselho aguarda acesso ao boletim para dar início às medidas internas.

Pioneira de Três Lagoas: Rádio Caçula completa 70 anos de história e tradição

Emissora fundada em 1954 celebra sete décadas como referência da comunicação e da cultura popular em Três Lagoas