25.3 C
Três Lagoas
terça-feira, 21 de maio, 2024

Brasil é o 2º país que mais procura sobre ansiedade, atrás apenas da Ucrânia

Somos o país com maior interesse de busca pelo tema nos últimos 12 meses.

CORREIO DO ESTADO – O Brasil é o segundo país do mundo que mais se preocupa com questões sobre ansiedade, ficando atrás apenas da Ucrânia. Segundo dados do Google Trends, somos o país com maior interesse de busca pelo tema nos últimos 12 meses. O Trends também mostra que março de 2023 foi o mês com mais buscas por ansiedade no Brasil desde o início da série histórica do Google, em 2004.

Enquanto as pesquisas por ansiedade aumentaram em mais de 70% no mundo nos últimos cinco anos, ante o período imediatamente anterior, no Brasil elas cresceram mais de 150%, na mesma base de comparação. De acordo com especialistas, isso é reflexo da pandemia, que foi marcada por crises econômicas, isolamento social, medo da contaminação e perda de pessoas próximas devido à Covid-19.

Os dados do Google Trends mostram que o Brasil subiu para essa segunda posição no ano de 2020, pior ano da pandemia. E durante o período pós-pandemia, a situação não arrefeceu. As pessoas voltaram às suas vidas, mas retornaram a um ambiente desafiador, marcado pelo medo de contrair a doença. Isso gera receio de contato e criou um ambiente psicológico de medo. Muitas pessoas me procuraram, dizendo que não sabem mais como interagir com os outros, que estão inseguras sobre o que dizer e como agir“, afirma Mana Mendonça, psicóloga da orienteme, plataforma de gestão de saúde corporativa.

E sobre o pico de interesse por ansiedade neste ano, Mendonça relaciona a volta ao trabalho presencial. Quando o regime híbrido passou a demandar que a maioria das pessoas comparecesse pessoalmente duas ou três vezes por semana, isso se tornou uma causa significativa de crises de ansiedade”.

COMO CONTROLAR A ANSIEDADE?

Esta é a pergunta mais buscada sobre ansiedade no Brasil nos últimos 12 meses. Especialistas recomendam:

  • Boa alimentação;
  • Priorizar momentos de desconexão como atividades ao ar livre;
  • Práticas de meditação e respiração;
  • Entender quais são seus gatilhos e como superá-los;
  • Buscar ajuda profissional como terapias com psicólogos.
VEJA AS DEZ PERGUNTAS RELACIONADAS À ANSIEDADE MAIS BUSCADAS NO BRASIL NOS ÚLTIMOS 12 MESES

1 – Como controlar a ansiedade?
2 – O que é ansiedade?
3 – Crise de ansiedade o que fazer?
4 – Quais os sintomas da ansiedade?
5 – Como acalmar a ansiedade?
6 – O que é bom para ansiedade?
7 – O que é crise de ansiedade?
8 – O que a ansiedade pode causar no corpo?
9 – Como tratar a ansiedade?
10 – Como ajudar uma pessoa com ansiedade?

BUSCAS POR BURNOUT TAMBÉM CRESCEM

Além de ansiedade, está em alta nas buscas o termo burnout. Trata-se de um tipo de distúrbio ligado ao trabalho em que o profissional se sente esgotado física e emocionalmente, frequentemente após ser submetido a condições desgastantes, excesso de trabalho ou metas inatingíveis. Segundo os dados, 2023 (até junho) é o ano de pico do interesso por burnout desde o início da série histórica do Google, que começa em 2004.

Para Ana Carolina Peuker, da ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida), o cenário pode ser reflexo das pressões nos ambientes de trabalho como ambientes competitivos e altamente demandantes, presença de assédio e cargas horárias excessivas. Esses fatores contribuem para que muitas pessoas percam o equilíbrio entre a vida familiar e a vida profissional, diz ela. Segundo Peuker, ansiedade pode, sim, contribuir para o desenvolvimento de burnout.

“Uma pessoa ansiosa pode ser mais vulnerável ao estresse no trabalho, da mesma forma que o burnout pode aumentar o nível de ansiedade. A sensação de pressão no trabalho e de não ter controle sobre as coisas são comuns em quadros de ansiedade”, explica Peuker.

ONDE BUSCAR AJUDA:

Mapa da Saúde Mental

O site, do Instituto Vita Alere, mapeia serviços públicos de saúde mental disponíveis em todo território nacional, além de serviços de acolhimento e atendimento gratuitos, além de ações voluntárias realizadas por ONGs e instituições filantrópicas, entre outros. Também oferece cartilhas com orientações em saúde mental.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista fica desorientado após grave acidente em cruzamento do Jardim Primaveril

Vítima foi socorrido ao Hospital Auxiliadora com ferimentos, além de sangramento.

Com alvos em Três Lagoas, GAECO realiza operação contra lavagem de dinheiro

Denominada "Cartão Vermelho", cumpriu mandados também em Dourados e em Campo Grande na manhã desta terça, 21.

Audiência da LDO 2025 é realizada nesta quarta-feira na Câmara Municipal

Diretor de Finanças, Reinaldo dos Anjos explicou à respeito da ação, que visa saber para onde deve ser investido os recursos no município.