Para os policiais, alegaram que os objetos seriam levados até São Paulo, sendo conduzidos à delegacia de Três Lagoas.
Na noite da última terça (05), em patrulhamento tático por Castilho (SP), a equipe da Polícia Militar de São Paulo tomou conhecimento de que um ônibus teria fugido da fiscalização do Posto Fiscal de Três Lagoas, evadindo-se pela BR 262 com destino ao estado vizinho. Uma viatura da Secretaria de Fazenda de MS estaria acompanhando o veículo.

Apoiada por outras unidades, uma equipe do 28°BPM/I se deslocou para a SP 300 (Rod. Marechal Rondon), onde na altura do KM 655 avistaram o ônibus ainda em fuga com a viatura da SEFAZ/MS atrás, onde foi providenciado o cerco e também a abordagem. Na cabine do veículo, estavam dois motoristas e 42 passageiros.
Questionados sobre a fuga, os motoristas alegaram que traziam no bagageiro inferior algumas caixas de óculos de vários modelos, mas sem nota fiscal com destino à São Paulo. Além dos agentes da SEFAZ de MS, uma equipe da Polícia Militar de MS também esteve presenta na ocorrência.

Já o ônibus, que trazia 9920 óculos em oito caixas, foi escoltado pela equipe sul-mato-grossense à delegacia de polícia de Três Lagoas, sendo todos liberados logo após.