21.7 C
Três Lagoas
domingo, 16 de novembro, 2025

Entidades lançam hoje em MS campanha contra venda do voto

Política – 24/09/2012 – 12:09

A Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), o MPF (Ministério Público Federal), o MPE (Ministério Público Estadual) e a ASMMP (Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público) lançam, nesta segunda-feira (24/09), às 10 horas, no auditório do MPF, a campanha “Voto Não Tem Preço, Tem Consequência” para alertar a população sobre os prejuízos que o comércio de votos acarreta.

A campanha também pretende estimular denúncias de condutas ilícitas na campanha eleitoral por meio do disque-denúncia do TER-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) pelo telefone (67) 3326-0001, inclusive aos fins de semana, ou pelo site www.pre.prms.mpf.gov.br.

Logo após o lançamento da campanha, em seguida, será feita a distribuição de folders e adesivagem de veículos em frente ao prédio do MPF, enquanto, à tarde, os promotores de Justiça vão percorrer os Terminais de Ônibus da Capital. Ainda como parte da estratégia de lançamento da campanha “Voto Não Tem Preço, Tem Consequência”, também serão realizadas 10 palestras pelos promotores eleitorais hoje e amanhã (25/09) nos bairros polos atendidos pelo Programa Ação Fiems Campo Grande.

A definição dos bairros foi na quarta-feira passada (19/09), durante reunião no Edifício Casa da Indústria, quando o presidente da Fiems, Sérgio Longen, apresentou a programação das palestras aos promotores de Justiça Rogério Calabria de Araújo, Helen Neves Dutra da Silva, Vera Aparecida Vieira, Érica Rocha Espíndola, Fernando Esgaib, além da procuradora-regional Eleitoral do MPF, Danilce Vanessa Arte Ortiz Camy, e ao vice-presidente do TRE/MS, Joenildo de Souza Chaves.

Eleição Justa

Na avaliação de Longen, levar esta campanha até os moradores dos bairros é uma ação capaz de gerar um cenário favorável ao debate. “É um exercício de cidadania, de troca de informações e conscientização. Colocar a estrutura do nosso Programa à disposição dos Promotores é a nossa contribuição para uma eleição mais correta e justa”, ponderou.

Já a procuradora-regional Vanessa Camy considera que esta ação é a convergência de valores e vontades de conscientizar o eleitor sobre as consequências da venda do voto. “A integração de todas as entidades em prol de eleições mais limpas têm resultado em uma atuação mais eficiente”, ressaltou. As palestras vão ser simultaneamente nos bairros Nhá-Nhá, Jardim Aeroporto, Moreninha II, Jardim Aero Rancho, Novos Estados, Dom Antônio Barbosa, Coophavila II, Santa Emília, Nova Lima e Noroeste, sempre a partir das 19 horas, nas respectivas sedes das Associações de Moradores.

Para o coordenador da Procuradoria Eleitoral do MPE, Edgar Roberto Lemos de Miranda, a parceria com a Fiems está permitindo um acesso maior às pessoas nos bairros. “Juntos, vamos levar mais conhecimento para estas comunidades e, fundamental, reafirmar a importância do voto consciente”, argumentou.

O vice-presidente do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), Joenildo de Souza Chaves, afirmou que o grande desafio das eleições é a dificuldade em comprovar e punir os responsáveis. “A Lei da Ficha Limpa é um divisor que irá nos permitir extinguir alguns problemas nas próximas eleições, de modo que os candidatos terão mais cuidado ao se lançar, porque qualquer deslize pode marcar sua vida política”, disse.

Fonte: FIEMS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mato Grosso do Sul apresenta ações de desenvolvimento e sustentabilidade na COP30

Ainda segundo o governador, essas ações compõem uma agenda territorial que tem como meta clara o carbono neutro em 2030, em simultaneidade à inclusão social, geração de empregos e de renda.

Força Tática ‘estoura’ ponto de tráfico durante ação na Vila Piloto

Suspeito foi detido com porções de crack e maconha e mochila escondida em casa abandonada, que continha grande quantidade de entorpecentes.

Ao lado de Riedel, Coronel David reforça presença no Norte e garante ambulância que vai ampliar atendimento em Alcinópolis

Coronel David destacou a sensibilidade do Governo do Estado no atendimento aos 79 municípios e ressaltou o impacto das ações na vida das famílias contempladas.