22.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 10 de novembro, 2025

Projeto de Lei quer criar o “Dossiê das Mulheres” em Três Lagoas

Foi lido na sessão da Câmara desta terça-feira (15), o projeto de lei nº 074, de 4 de agosto de 2023, que cria o “Dossiê das Mulheres de Três Lagoas”, de autoria dos vereadores Dr. Cassiano Maia e Evalda Reis. De acordo com os autores, o dossiê consistirá na elaboração de estatísticas periódicas sobre as mulheres atendidas pelas políticas públicas sob responsabilidade do Município de Três Lagoas.

O objetivo, de acordo com o projeto, é que sejam tabulados e analisados todos os dados em que conste qualquer forma de violência que vitime contra a mulher, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial; devendo existir codificação própria e padronizada para todas as Secretarias do Município.

Ainda conforme o projeto, esses dados analisados serão extraídos das políticas de atendimento à mulher nas áreas de saúde, assistência social, segurança pública, educação, transporte e direitos humanos, e a periodicidade de atualização do dossiê será de 12 meses.

Justificativa

Para a vereadora Evalda Reis, após aprovação da Lei Maria da penha, a sociedade brasileira avançou rumo ao reconhecimento da violência contra a mulher como um problema de toda a sociedade e de responsabilidade do Estado em seu enfrentamento, mas, para dar efetividade a isso, precisa-se do comprometimento do poder público na construção de políticas públicas que vão desde prevenção, com campanhas de conscientização sobre as diversas formas de violência, suas causas e direitos das mulheres; a inclusão deste debate nos sistemas de saúde e de Educação e formação dos profissionais; até a valorização de políticas públicas de assistência e proteção às mulheres vítimas de violência.

“Neste sentido, para um melhor planejamento das políticas públicas municipais, bem como das ações de outros setores da sociedade, no enfrentamento à violência contra as mulheres, é preciso a sistematização e análise dos dados sobre as mesmas, de forma a visibilizar a magnitude da violência vivenciada pelas mulheres”, ressaltou.

Para o Dr. Cassiano Maia, “o dossiê será um instrumento que permitirá um melhor acompanhamento no município, das mulheres vítimas de violência, podendo contribuir nos cuidados e proteção necessários para a integridade física, emocional e patrimonial das vítimas”.

Dr. Cassiano também destaca a necessidade de produção de dados a partir de outras fontes e portas de entradas das políticas públicas para as mulheres, além das já existentes nos meios policiais.

“É preciso utilizar como base as informações confiáveis produzidas e compartilhadas pelos diversos atores sociais envolvidos no atendimento a estas mulheres, que muitas vezes não chegam à delegacia, mas são atendidas pelas políticas públicas municipais, em especial no sistema de saúde, por meio dos hospitais de emergência, rede de atenção básica e atendimento às vítimas de violência sexual, e nas políticas de assistência social e direitos humanos, por meio do CREAS, CRAS, CRAM, Conselhos Tutelares, entre outros”, destacou.

Tramitação

Após ser lido no plenário da Câmara, o projeto segue agora para análise das comissões permanentes e, após sua aprovação, retorna ao plenário para votação final.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Espetáculo “AfroAfetos” chega a Três Lagoas com entrada gratuita

Apresentação acontece dia 15 de novembro, às 19h, no Acapela Cine Teatro, com ingressos limitados e acessibilidade em Libras. O espetáculo “AfroAfetos” será apresentado em...

Roadshow da Hotelaria reúne setor turístico e hoteleiro em Três Lagoas

Evento promovido pelo Sebrae e parceiros fortalece networking e oportunidades de negócios no turismo regional. O Roadshow da Hotelaria MS 2025 foi realizado nesta terça-feira...

Nona parcela do IPTU 2025 vence amanhã em Três Lagoas

Contribuintes podem emitir a guia pela internet ou retirar no Paço Municipal. A nona parcela do IPTU 2025 vence amanhã, os contribuintes que optaram pelo...