26.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de setembro, 2025

Município tem o maior desempenho na geração de empregos

Economia – 22/09/2012 – 10:09

Mato Grosso do Sul registrou em agosto de 2012 a geração de 1.209 empregos celetistas, equivalentes a um acréscimo de 0,26% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. A avaliação positiva consta dos mais recentes dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego na última quinta-feira (20). Em julho, o estado também já havia obtido crescimento das contratações em relação às demissões, com a geração 1.896 postos (0,40% a mais trabalhadores contratados do que havia em junho).

Em agosto, os setores de atividade econômica que mais contribuíram para este resultado foram os Serviços (+708 postos) e a Construção Civil (+377 postos). Na série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, nos primeiros oito meses deste ano, houve acréscimo de 27.480 postos, equivalentes a um aumento de 6,05%. Ainda na série com ajustes, nos últimos 12 meses, verificou-se um crescimento de +3,83% no nível de emprego ou +17.744 postos de trabalho.

Na análise da evolução do emprego formal nas cidades com mais de 30 mil habitantes, Três Lagoas teve o melhor desempenho tanto em números absolutos, quanto no percentual relativo: foram 394 novos postos de trabalho, resultado das 2.653 admissões contra 2.259 desligamentos.

Brasil – O Brasil gerou 3,6 milhões de empregos formais no período de janeiro de 2011 a agosto de 2012, tomando como referência os dados da RAIS 2011, quando foram gerados 2,2 milhões de empregos e os dados do Caged de agosto.

Ao fazer a divulgação dos números, o Ministério do Trabalho e Emprego avaliou que os dados mostram que o comportamento do emprego formal continua em trajetória de crescimento, mesmo com pouco dinamismo registrado pelo Caged desse último mês, quando foram criadas 100.938 vagas, alta de 0,26% em relação ao estoque do mês anterior. No acumulado do ano, os dados demonstram que houve uma expansão de 3,64% no nível de emprego, equivalente ao acréscimo de 1.378.803 postos de trabalho. Nos últimos 12 meses, o aumento foi de 1.457.412 postos de trabalho, correspondendo à elevação de 3,85%.

Em termos geográficos, nas cinco regiões ocorreram expansão do nível de emprego. Os dados analisados por região mostram que na Sudeste foram abertas 36.805 vagas (+ 0,17%); Nordeste 29.618 postos (+ 0,49%); Sul, 20.164 postos (+0,29%); Centro-Oeste, 7.881 postos (0,27%); e Norte, 6.470 (+0,37%).

Fonte: A Crítica / Diário da Manhã

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Tentativa de feminicídio em MS: homem joga carro com namorada em rio

Crime ocorreu após discussão durante o trajeto de volta de um show; suspeito foi preso em flagrante e caso é investigado como tentativa de feminicídio

Tratamentos dermatológicos ganham atenção para especificidades da pele negra

Pacientes e especialistas apontam avanços na abordagem médica e na indústria de cosméticos, mas ainda há desafios na formação e nos cuidados com a diversidade de tons de pele no Brasil

PRF realiza ação educativa com crianças do “Clube de Aventureiros” em Três Lagoas

Atividade incluiu visita à delegacia, contato com viaturas e orientações sobre segurança no trânsito