Geral – 15/09/2012 – 08:09
Uma usina de açúcar e álcool de Rio Brilhante foi multada em R$ 2,123 milhões por causa de um incêndio ilegal ocorrido no dia 4 de setembro em uma área de arrendamento da usina em Sidrolândia.
Conforme a PMA (Polícia Militar Ambiental), várias denúncias de proprietários rurais sobre um grande incêndio no local. Na última quinta-feira (13), uma equipe foi ao local e constatou o fato.
A área atingida foi mensurada pela PMA, sendo que o fogo também chegou as fazendas Paraíso II, Jenipapo e Cervo, além da Fazenda Cervo, que fica do outro lado da pista. A área de pastagens e lavoura de cana e ainda uma área de várzea (APP) foi atingida.
Ao todo, o incêndio queimou mais de 1,36 mil hectares de área agricultáveis e 150 hectares de Área de Preservação Ambiental.
O fogo teria começado em uma máquina de colher cana. A empresa, conforme testemunhas, não possuía brigada contra incêndio e também houve demora na chegada de caminhões pipa para ajudar a combater as chamas. Vizinhos também ajudaram no combate.
No dia 29 de agosto, pelo mesmo motivo, a PMA havia autuado em R$ 1,77 milhão uma empresa do mesmo ramo, localizada no município de Brasilândia.
Fonte: Campo Grande News