27.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 13 de novembro, 2025

Saúde mental e maternidade são temas de palestra em secretaria

A partir das 9 horas desta sexta-feira (12), a Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) promove a palestra ‘Saúde mental e maternidade’, no auditório da secretaria, no Parque dos Poderes. O evento terá transmissão ao vivo pela página do Facebook da secretaria (seadms).

Mariela Bailosa, psicóloga formada pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), pós-graduada em Psicopedagogia e pós-graduanda em Atenção Primária a Saúde, será a ministrante da palestra, que é realizada pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos da Sead.

A ação é uma oportunidade de ampliar o conhecimento em relação ao tema da saúde mental, englobando seus efeitos junto a maternidade. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

Conforme dados da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), a mortalidade materna é maior entre mulheres que vivem em áreas rurais e comunidades mais pobres. Em comparação com outras mulheres, as jovens adolescentes enfrentam um maior risco de complicações e morte como resultado da gravidez.

Entre 2016 e 2030, como parte dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), a meta é reduzir a taxa global de mortalidade materna para menos de 70 por cada 100 mil nascidos vivos. (GOV MS)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MEC convoca candidatos da lista de espera do Fies para o segundo semestre de 2025

Convocações vão até 28 de novembro e estudantes devem acompanhar o processo pelo portal Fies Seleção

Cinco são presos e drogas, armas e munições é apreendida durante operação

Ação conjunta das Polícias Civil e Militar cumpriu 14 mandados de busca e apreensão e mobilizou mais de 70 agentes em Três Lagoas e Araçatuba, em São Paulo.

Coordenador da SES alerta para risco de epidemia simultânea de dengue e chikungunya em MS

Em entrevista à Caçula FM, Mauro Lúcio Rosário reforçou a importância da mobilização da população no combate ao mosquito Aedes aegypti.