Entre as cirurgias oferecidas estão: orelha de abano’, ‘excesso de mama’ e estrabismo
O governo de Mato Grosso do Sul lançou um programa para fazer gratuitamente cirurgias reparadoras em crianças e adolescentes que tenham sido vítimas de bullying por conta de “orelha de abano”, “excesso de mama” e estrabismo.
Inicialmente poderão ser atendidas as vítimas de bullying que registraram boletins de ocorrência na Polícia Civil no ano passado. Segundo levantamento da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), em 2022 foram 142 registros em todo o estado.
Além da melhoria da autoestima e aumento da autoconfiança dessas crianças e adolescentes, o governo do estado pretende, com a iniciativa, assegurar a permanência delas na rede pública de ensino, evitando a evasão escolar.
Ação mais ampla
Essas cirurgias, segundo o governo, fazem parte de um pacote de ações mais amplo, chamado de “MS Saúde”. O programa prevê levar consultas, exames e cirurgias para os 79 municípios de Mato Grosso do Sul.
Conforme o governador Eduardo Riedel, o investimento é de R$ 45 milhões e outros R$ 7,9 milhões oriundos do governo federal.
O montante deve garantir a realização de 15 mil cirurgias eletivas nas áreas de oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular, cirurgia geral e ortopedia.
Além de 42,5 mil exames diagnósticos como ressonância magnética com contraste, ressonância magnética (sedação), tomografia computadorizada, endoscopia, densitometria, colonoscopia, holter 24 horas, cintilografia, entre outros.
(*) Informações G1 MS


