27.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 12 de maio, 2025

Diretoria de concessionária de energia em MS é afastada pela Aneel

Geral – 04/09/2012 – 11:09

A Agência Nacional de Energia Elétrica nomeou um interventor na Enersul, concessionária responsável pelo fornecimento de energia para a maioria dos municípios de Mato Grosso do Sul. A intervenção foi decretada na última sexta-feira (31), e a diretoria regional foi afastada. A assessoria de imprensa da Enersul informou que a empresa não irá se pronunciar sobre a decisão da Aneel.

Segundo levantamento da Aneel, foram apuradas dívidas de R$ 5,7 bilhões em encargos do setor nos contratos de transmissão e em empréstimos do Grupo Rede, controlador da Enersul e de outras sete concessionárias em cinco estados. A intervenção envolve as distribuidoras Celtins (TO), Cemat (MT), Companhia Força e Luz do Oeste (PR), Caiuá (SP), Bragantina (SP/MG), Vale Paranapanema (SP) e Nacional (SP). A única distribuidora do Grupo Rede fora da intervenção é a paraense Celpa, que está em processo de recuperação judicial.

De acordo com o diretor-geral da agência, Nelson Hubner, a delicada situação financeira da companhia tem bloqueado a capacidade de investimentos, e a medida pode evitar que o cenário seja agravado. “Isso leva a um comprometimento imediato do dia a dia das empresas, e dos investimentos que são fundamentais para a manutenção da qualidade do serviço”, afirma o gestor.

Com a intervenção os bens da concessionária ficam indisponíveis. Por outro lado, o grupo pode ter acesso a recursos públicos para regularizar a situação financeira, se o interventor achar necessário. Segundo a Aneel, em Mato Grosso do Sul não está previsto aumento de tarifa. “Você suspende todas as ações dos atuais gestores. O interventor passa a responder pela empresa e a interagir com a Aneel. Esses agentes podem nomear diretores, advogados, contratar empresas para analisar situações específicas”, diz Hubner.

A intervenção dura um ano mas pode ser suspensa se a concessionária apresentar um plano de recuperação satisfatório nos próximos dois meses. A Enersul é responsável por mais de 839 mil unidades consumidoras em 73 municípios de Mato Grosso do Sul.

Fonte: Do G1 MS, com informações da TV Morena

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura promove oficina ambiental para crianças em Três Lagoas

Dando continuidade às ações da Campanha da Fraternidade 2025, que tem como tema "Fraternidade e Ecologia Integral", a Prefeitura de Três Lagoas, por meio...

Fies 2025: veja novo prazo para aditamento e dilatação de contratos

A Caixa Econômica Federal prorrogou até 30 de junho o prazo para que estudantes realizem o aditamento dos contratos do Novo Fies referentes ao...

MS destaca aviturismo no Avistar Brasil 2025, maior evento de observação de aves da América Latina

De 16 a 18 de maio, Mato Grosso do Sul participa do Avistar Brasil 2025, no Jardim Botânico de São Paulo. O evento, considerado...