20.8 C
Três Lagoas
domingo, 11 de maio, 2025

Marco Túlio quer descentralizar a OAB fortalecendo Comissões

Geral – 03/09/2012 – 20:09

O candidato de oposição à presidência da Seccional de Mato Grosso do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS), o advogado Marco Túlio Murano Garcia, defendeu nesta segunda-feira, 3, a descentralização da Ordem em Mato Grosso do Sul através do fortalecimento do papel das Comissões.

Segundo Marco Tulio, o Mato Grosso do Sul vem crescendo exponencialmente em termos populacionais e, em consequência, com sua matriz econômica, o que provoca grande desenvolvimento em muitas cidades do interior como Três Lagoas, que hoje tem mais de 400 advogados, Dourados, Corumbá, Paranaíba, Ponta Porã, Naviraí, Amambai e Chapadão, entre outras. Da mesma forma, o número de advogados ativos no Estado já passa de 10.000.

“Assim, é absurdo, é falso pensar que a Ordem poderá dar conta de todas as suas missões, de defesa e valorização do advogado e da sociedade, apenas através da sua Diretoria e Conselho. É preciso agigantar a atuação da Ordem, multiplicando-a, o que se faz através da descentralização administrativa, tendo papel preponderante as Comissões, que vão tratar mais detalhadamente dos diversos seguimentos da advocacia e anseios sociais”, afirmou o candidato oposicionista.

Para Marco Túlio, as Comissões estão para a Ordem como o advogado está para o processo. São elas que dão o primeiro impulso nos debates e na solução dos assuntos de interesse dos advogados e da sociedade. “Precisamos não só estimular as várias comissões, mais fomentá-las, criando mecanismo para que elas sejam caixa de ressonância dos advogados e da sociedade, e não apenas e simplesmente uma sala sem eco. Eu me recordo, por exemplo, da importância que teve a comissão que discutiu os trotes violentos na UFMS, ganhando destaque nacional pela repercussão positiva do trabalho que tal comissão exerceu”, relembrou.

Fonte: A Critica

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Governo de Mato Grosso do Sul nomeia coordenadora estadual para Casa da Mulher Brasileira

Com vasta experiência à frente da pauta, Carla se diz honrada em integrar a equipe do Governo do Estado quando se inaugura um novo momento administrativo deste equipamento público através da gestão compartilhada.

Idosa cadeirante de 94 anos é deixada sozinha por cuidadora e pede ajuda a vizinhos em Três Lagoas

Caso mobilizou moradores e Polícia Militar na noite de sábado, 10. Abandono causou comoção e alerta sobre os cuidados com idosos.

Família reconhece jovem encontrado morto no Rio Paraná em Três Lagoas e caso levanta suspeitas

Luiz Henrique de Paula Costa, de 20 anos, enfrentava problemas com dependência química e já havia tentado suicídio; polícia investiga as causas da morte ocorrida na véspera do Dia das Mães.