28 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de dezembro, 2025

Saúde reforça importância da vacina e convoca população de Três Lagoas

Há 15 dias, Três Lagoas iniciou a Campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) 2023 e, até o momento, o Município contabiliza, nesta primeira fase, apenas 9,12% de cobertura vacinal da meta estipulada pelo Ministério da Saúde segundo informou a Central de Vacinação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A meta de cobertura vacinal para a 1ª etapa é de 40.678 pessoas, destinada a todos que integram o grupo prioritário. No entanto, até nesta sexta-feira (14), foram aplicadas 3.317 doses, representando 9,12%.

Entre os grupos prioritários alvos da fase inicial, apresentam a pior taxa de cobertura, o de crianças com apenas 4,77% (500 doses) das 10.410 doses previstas. Em contrapartida, apesar de ainda ser poucas pessoas vacinadas, o grupo dos idosos foi até o momento, dentro desse contexto, o com melhor adesão, sendo que das 14.919 doses a serem aplicadas, 1.878 já foram realizadas.

De acordo com a coordenadora da Central de Imunização, Humberta Azambuja, um dos fatores que justificam esses números é que Três Lagoas registra poucos casos e hospitalizações relacionadas à Influenza.

Apesar da cidade não registrar óbitos e nem casos graves, o médico da família e comunidade e da Vigilância Epidemiológica (VIGEP) da SMS, Vinícius de Jesus Rodrigues, alerta para a gravidade e consequências da não vacinação.

“As Influenzas causam as gripes comuns, mesmo assim, podem causar casos graves e até mesmo óbitos, como ocorre todos os anos, principalmente nas pessoas altamente expostas, que são: profissionais de saúde, menores de 2 anos, maiores de 60 anos, gestantes, pessoas com diabetes, pessoas com problemas respiratórios, imunossuprimidos, entre outros”, explicou o médico.

Outro fator importante ressaltado pelo médico é a necessidade da vacinação anual, pois os vírus causadores dessas gripes sofrem mutações, por isso, é necessário tomar a vacina todos os anos. Os imunizantes vêm atualizados para as variantes mais recentes e que estão causando mais casos na atualidade.

A vacina contra a Influenza está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) do Município e, às quartas-feiras, das 18h às 22h e aos sábados, das 07h às 11h, na Feira Central Turística de Três Lagoas no Container do Movimento Vacina Mais

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Morre o advogado três-lagoense Luiz Carlos de Castro Pinto

Filho do ex-prefeito Júlio Mário Abott de Castro Pinto e Nelly Castro Pinto, faleceu na manhã desta terça-feira, 23.

Músico transforma dor em música e escolhe Três Lagoas para recomeçar

Marcelo Serralva contou como uma agenda de trabalho se transformou em um capítulo definitivo de sua vida após a esposa sofrer um AVC Marcelo Serralva...

Três Lagoas confirma caso de Gripe K; MS já soma 12 registros

Maioria dos pacientes é criança menor de 10 anos; Secretaria de Saúde reforça alerta e medidas de prevenção Mato Grosso do Sul confirmou, nesta segunda-feira...