Geral – 03/09/2012 – 10:09
A Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora, na Zona da Mata de Minas Gerais, está investigando quatro casos de febre maculosa na cidade registrados no mês de agosto. Um menino de dois anos morreu na semana passada com sintomas da doença.
A febre maculosa é transmitida pelo carrapato-estrela ou micuim, infectado por uma bactéria. Ele pode ser encontrado em animais de grande porte, como cavalos e capivaras. Para haver transmissão é preciso que o carrapato fique cerca de três horas preso na pele de uma pessoa.
De acordo com especialistas, a melhor maneira de evitar a doença é a prevenção. Isso pode ser feito com o uso de roupas claras, compridas e botas em áreas com potenciais focos de carrapatos. Outra dica é fazer vistorias pelo corpo por pelo menos três horas.
A doença tem tratamento, mas segundo a Subsecretária de Vigilância em Saúde é preciso ficar atento aos sintomas e procurar rapidamente um médico.
De acordo com a subsecretária, a partir da próxima segunda-feira (11), agentes da vigilância vão voltar ao local para fazer dedetização na área. Os especialistas também vão realizar um trabalho nas escolas para orientar os estudantes.
A secretaria de saúde colheu uma amostra de sangue do menino que morreu e o material será analisado pela Fiocruz, em Belo Horizonte. O resultado deve sair em 15 dias.
Fonte: Do G1 MG