28.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 8 de maio, 2025

Menino sem pés vai treinar na filial brasileira do Barça

Geral – 03/09/2012 – 07:09

O menino Gabriel Muniz, de 11 anos, é um dos melhores jogadores de futebol da sua escola, apesar de ter nascido sem os dois pés, e sonha em ser um profissional do esporte quando crescer, embora saiba que só poderá disputar competições para deficientes.

Após aparecer no programa “Esporte Espetacular”, da TV Globo, Gabriel foi convidado para o centro de treinamentos do Barcelona em Saquarema, cidade no litoral fluminense.

Seu talento impressionou os treinadores do clube catalão, e ele foi convidado para conhecer seu ídolo Lionel Messi no mês que vem.

“Quando ele chegou lá ninguém acreditava nele, mas ele provou para todo mundo que pode ser páreo para qualquer garoto. Tanto é que ele foi convidado para ir à Espanha exibir seu talento”, disse seu professor de Educação Física, José Lopes.

Gabriel joga como qualquer outro menino, com a diferença de que chuta a bola com os cotos das pernas. A mãe dele, Sandra, disse à Reuters que o menino sempre viveu uma vida normal, apesar das limitações físicas.

Ele acorda diariamente às 6h30 e vai de bicicleta para a escola, com seu irmão mais velho. No ano passado, ganhou um par de próteses que suprem tornozelos e pés, mas a mãe dele disse que não pode arcar com nenhum tratamento especial.

“O Gabriel começou a andar antes de um ano. A gente ia atrás dele, esperando que ele continuasse caindo, mas ele nunca caiu”, contou a mulher.

Lopes, o professor, disse que o garoto pode criar oportunidades para outras crianças iguais a ele. “A deficiência só existe dentro das nossas cabeças, e ele está provando isso para todo mundo, ele está desafiando as normas sociais”, afirmou.

“Até hoje não existe um time paralímpico de futebol de 11, mas o Gabriel está mostrando que isso terá de mudar, porque ele quer jogar futebol de 11.”

Seu melhor amigo, Lucas Santos, de 13 anos, disse que Gabriel é um craque. “Ele é talentoso, vai atrás da bola e não tem medo. Ele também dá bons passes”, afirmou.

A viagem à Espanha já é a realização de um sonho para Gabriel, cujo time imaginário começa com ele mesmo e inclui boa parte do elenco do Barça: “Eu, Messi, Daniel Alves, David Villa, Andrés Iniesta, Xavi, Victor Valdez, Adriano, Carles Puyol, Gerard Piqué, Javier Mascherano e (Alexis) Sánchez.”

Fonte: Reuters BR / REUTERS/Ricardo Moraes

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia procura proprietário de bicicleta abandonada em terreno baldio em Três Lagoas

Veículo estava ao lado de uma mochila e chamou a atenção de moradores, onde caso foi registrado no bairro Jardim Primaveril.

Idoso é agredido e ameaçado de morte por vizinho na Vila Piloto

Vítima de 63 anos denuncia agressor de 26 por invasão, espancamento e ameaças, onde Polícia Civil investiga o caso como lesão corporal, ameaça e violação de domicílio.

Ten. Lauro Santana assume comando da 3°CIA da Polícia Militar Ambiental em Três Lagoas

Troca de comando foi realizada nesta quarta-feira, 07, com a missão de dar continuidade ao trabalho de proteção ambiental na região leste do estado.