23.1 C
Três Lagoas
sábado, 20 de setembro, 2025

Riedel chega a 100 dias em busca de parceria para obras e sem grandes problemas políticos

O governador Eduardo Riedel (PSDB) completa 100 dias de governo sob sua responsabilidade nesta segunda-feira (10). Os primeiros dias foram marcados por tranquilidade no governo, com pequenas mudanças e muito estudo para os próximos passos do da gestão.

Riedel já participava do governo de Reinaldo Azambuja (PSDB), onde esteve à frente de diversas secretarias e atuando na tomada de diversas decisões, o que economizou tempo para planejar projetos que demandarão mais energia e investimento. Assim, nos primeiros meses, se concentrou em buscar recursos com o Governo Federal para projetos considerados importantes para o desenvolvimento do Estado.

Acompanhado da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, Riedel participou de diversos encontros para fechar parcerias para estas obras consideradas prioridade. Em agenda no Ministério dos Transportes, no dia 10 de fevereiro, uma importante conquista, com a garantia de um repasse de R$ 984 milhões para manutenção de estradas federais, estaduais e a concretização da Rota Bioceânica.

O investimento federal será usado na infraestrutura logística das rodovias que cortam o Estado, especialmente as BRs 262, 267 e 163, além do acesso à Rota Bioceânica.

Riedel também trabalha para o destravamento da Malha Oeste, considerado um projeto estratégico para o Estado. A estrada de ferro se estende desde Mairinque (SP) até Corumbá (MS), cortando Mato Grosso do Sul de Leste a Oeste. A previsão é de que no terceiro trimestre o edital já esteja publicado e o leilão aconteça no início do próximo ano. Todos estes projetos foram apresentados ao presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) como prioritários para o Governo de Mato Grosso do Sul.

Questão política

Riedel não enfrentou grandes problemas na questão política. O maior entrave ficou na composição inicial com o PT, antes de trazer o partido para a base de sustentação. Com a ajuda do deputado federal Vander Loubet, ele conseguiu contornar o desconforto com o deputado Zeca do PT e trouxe o partido para a sua base, fechando com 22 dos 24 deputados.

Se com o PT, adversário do PSDB por muitos anos, o clima é de paz, dentro de casa o governo tenta contornar desconforto com aliados.

Projetos

Nos primeiros meses os secretários e principais lideranças assinaram o contrato de gestão, instrumento utilizado pelo governo para cobrar o cumprimento dos compromissos de governo. Após este período, de planejamento, a expetativa é de que o governo faça um balanço dos primeiros dias e apresente os próximos passos. Conforme o site Investiga MS, serão apresentados cinco ou seis eixos de projetos prioritários para o início, efetivo, do governo Riedel.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jovem de 23 anos está desaparecido; família pede informações

A família relata que o jovem vinha apresentando sinais de possível instabilidade emocional A família de Marco Antônio, 23 anos, natural de Inocência (MS) e...

Toffoli dá 10 dias para Câmara explicar tramitação de PEC que limita investigações contra parlamentares

Ministro do STF analisa dois pedidos para suspender proposta que já foi aprovada em 1º turno na Câmara dos Deputados

Três Lagoas terá veículo adaptado e reforço em CER para pessoas com TEA

Recursos vão reforçar rede de atendimento em 4 municípios e ampliar a assistência a crianças e adultos Na semana do Dia Nacional da Pessoa com...