35.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 13 de outubro, 2026

Universidade Federal do Rio de Janeiro encerra greve

Geral – 01/09/2012 – 13:09

Rio de Janeiro – Com ampla maioria de votos, os professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) decidiram hoje (31) suspender o movimento de greve, iniciado no dia 22 de maio. As aulas devem ser retomadas no dia 10 de setembro. O calendário de reposição vai ser discutido na próxima semana.

De acordo com a Associação de Docentes da UFRJ (ADUFRJ), apesar do fim da greve, a entidade segue a orientação do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), de não assinar o acordo proposto pelo governo. A entidade informa que a tática de mobilização agora é com o Congresso Nacional, para conseguir a reestruturação da carreira.

Já os professores da Universidade Federal Fluminense (UFF) mantiveram a greve. A continuidade do movimento foi aprovada ontem (30), em assembleia, por 173 votos a 19. De acordo com a Associação de Docentes da UFF (Aduff), o governo federal interrompeu as negociações depois que a Federação de Sindicatos de Professores Federais de Ensino Superior (Proifes-Federação) assinou acordo com o governo, no dia 3 de agosto, aceitando o reajuste escalonado de março de 2013 a março de 2015.

Segundo a Aduff, os professores reivindicam a reestruturação do plano de carreira e melhores condições de trabalho, a realização de concurso para docentes e término das obras do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). A entidade denuncia que, devido ao aumento do número de vagas, há caso de aulas ocorrendo em contêineres e porões.

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão informa que a negociação entre a pasta e os professores já acabou. De acordo com o Ministério da Educação, não há nova proposta para a reestruturação da carreira dos professores das universidades federais.

Fonte: Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Contra invasões e a favor do direito de propriedade, projeto de Coronel David segue para sanção do governador

Para Coronel David, a aprovação representa um avanço no debate sobre a proteção de um direito assegurado pela Constituição Federal, sem afastar a necessidade de que a propriedade cumpra sua função social.

Câmara Municipal de Três Lagoas recebe Observatório da Cidadania de Mato Grosso do Sul para debater políticas públicas baseadas em evidências

A atividade será realizada no dia 19 de outubro, na Câmara Municipal, e apresentará dados e ferramentas disponíveis para apoiar a atuação do poder público

Sucesso internacional, espetáculo “Fiu Fiu” se apresenta em Três Lagoas neste sábado

Peça se inspira na cultura popular brasileira para ressignificar a beleza das relações humanas em uma narrativa que funde teatro e dança
error: Conteúdo Protegido