Os pais e responsáveis dos estudantes da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) estão preocupados com a falta de aulas na instituição, o problema segue devido a falta de professores.
Segundo fonte ligada ao projeto, a AABB pertencia a pasta da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), mas devido alterações, se tornou responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC). Ademais, a falta de professores se dá devido a convocação dos professores, que até o momento não foi realizada.
Inconformada com a situação, a avó que depende do projeto para deixar os netos diz que o funcionamento teve alteração após a pandemia da Covid-19 e que dificultou a rotina da filha.
“Depois da pandemia pra cá, o projeto não começa no tempo certo junto com as escolas”, lamenta Vera Lucia, avó de alunos da AABB Comunidade.
PREFEITURA
A Rádio Caçula procurou a assessoria de imprensa da prefeitura para comentar sobre a falta de professores. Em resposta eles enviaram uma nota. Confira na integra:
“Conforme a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), até por volta do ano de 2019 as contratações de professores para atender na AABB Comunidade eram na forma de comissão/contratados, no entanto, com a mudança de regras, passou a se exigir que os professores sejam classificados no último concurso realizado, de acordo com o Artigo 100 da Lei n 1609/2000.
Desse modo, a dificuldade atual é que: quando se faz a chamada de um montante de professores classificados, boa parte acaba não tendo interesse na contratação temporária no cargo e, com isso, os que comparecem são destinados primeiro para atender as unidades de ensino e, depois, para outros locais, como a AABB Comunidade.
A SEMAD, responsável pela convocação de professores e a SEMEC, responsável pela lotação dos docentes, estão se empenhando em conseguir convocar e lotar o maior número de professores possível para que essa questão seja solucionadas, porém depende de realizar todo o processo que a lei exige.
Além disso, há de se observar que a convocação cumpre uma ordem legal e exige prazo hábil entre a chamada, a entrega de documentos, análise e a efetiva tomada de cargo, por isso não é um processo rápido.” , finaliza a nota.


