24.3 C
Três Lagoas
sábado, 8 de novembro, 2025

Exemplar raro de revista de 1836 foi furtado, diz Correios

Cultura – 19/01/2012 – 10:01

Obra contém o manifesto inicial do Romantismo brasileiro

Más notícias. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) informou ao sebo O Alfarrabista de Vila Mendonça que o exemplar raro da revista Nitheroy, de 1836, desaparecido após ser enviado via Sedex no dia 27 de dezembro, “foi alvo de roubo praticado por meliantes”, e que a indenização ao cliente será a que prevê seu regulamento: R$ 70,70.

A revista, que contém o manifesto inicial do Romantismo brasileiro, seria destinada ao livro Poesia.br, coordenado por André Vallias, que a Azougue Editorial prepara há dois anos. O editor que a adquiriu, Sergio Cohn, conseguiu comprar mais de cem livros e revistas raras em primeira edição, para ilustrar com fac-símiles e documentos, e pretendia que o lançamento fosse conciliado com as comemorações dos 90 anos da Semana de Arte Moderna. Também haverá uma exposição.

Entre a centena de livros que Cohn conseguiu reunir em suas primeiras edições, estão La Divina Incrienca (Juó Bananere), Pau Brasil (Oswald de Andrade), Cobra Norato (Raul Bopp), O Curupira e o Carão (Menotti del Picchia, Cassiano Ricardo, Plínio Salgado), Ariana, a Mulher (autografado por Vinicius de Moraes), O Engenheiro (João Cabral de Melo Neto), Sapato Florido (Mario Quintana) e Ode Fragmentária (Hilda Hilst), entre outros.

Entre as revistas, haverá primeiras edições da Klaxon, Terra Roxa, Arco e Flexa, Orfeu, Noigrandes, A Revista, Festa, Revista de Antropofagia e Boletim de Ariel, entre outras.

A documentação sobre o desenvolvimento histórico da poesia brasileira, em Poesia.br, será complementada com entrevistas com 75 jovens poetas brasileiros contemporâneos e 75 autores mais “clássicos”, escolhidos de forma descentralizadas (por cinco regiões e mais cinco áreas temáticas), e abrangendo poesia digital, poesia e performance, etnopoesia, poesia e música, poesia e artes visuais. O projeto também prevê 74 videopoesias de um minuto, além de dois encontros anuais de poesia. O valor do projeto, publicado no Diário Oficial da União em 19 de janeiro passado, é de R$ 1,5 milhão, mas aguarda recursos federais.

A revista Nitheroy que desapareceu nos Correios tinha sido enviada em dezembro por José Renato Almeida Lopes, do sebo O Alfarrabista, para o editor Sergio Cohn. “O impressionante é o péssimo atendimento, e o descompromisso dos Correios. Eles não dão informações nem correm atrás de achar o pacote perdido”, lamentou o editor.

Fonte: Estadão

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS reforça atuação integrada entre PMs do Brasil na ‘Operação Fronteiras e Divisas Seguras’

A ação mobiliza forças estaduais, federais e internacionais para reforçar o combate ao crime organizado e ampliar a segurança em áreas de fronteira. A Polícia...

Hospitais aderem à nova política que impulsiona expansão e qualidade do SUS em MS

Pehosp entra em vigor no fim de novembro marcando a consolidação da rede hospitalar dentro da Nova Arquitetura da Saúde Mato Grosso do Sul entra...

PM realiza operação no Guanabara, apreende drogas e recupera moto furtada

Ação da Polícia Militar abordou 20 pessoas em bar; jovem confessou furto de motocicleta e entorpecentes foram encontrados em veículo. A Polícia Militar de Três...