28.9 C
Três Lagoas
domingo, 13 de julho, 2025

O futebol do Flamengo é besta ou bestial?

Mauricio Ferro, advogado renomado e representante da nação Rubro Negra compartilha as lições adquiridas no mercado para falar sobre a derrocada do Flamengo neste mundial 2023

Estamos todos consternados. Corroídos. Arrasados com a derrota de ontem. Nossa primeira reação é a de raiva e a busca por culpados para descarregar nossa decepção. o time jogou muito mal. É fato. Não mereceu a classificação. O juiz foi tendencioso no critério dos cartões amarelos e na marcação de duas penalidades máximas e prejudicou o flamengo, mas são somente desculpas e não estanca nosso sentimento de tristeza.

Em tudo na vida, é preciso ter planejamento. Planejamento é o processo que envolve a definição de objetivos, a avaliação de alternativas, a seleção de caminhos, a estimativa de recursos e o acompanhamento e controle da execução de ações. É um processo para alcançar metas desejadas através da melhor utilização de recursos disponíveis.

Então nós torcedores da nação rubro negra, estamos nos perguntando: Porque perdemos a chance de ser Bicampeão mundial ? foi azar ?

Não meus amigos, foram decisões erradas de uma diretoria que acerta muitas vezes, mas talvez por soberba erra demais e parece não aprender com eles. Parecem amadores e no mercado atual, não há espaço para isso. Sem citar nomes, enquanto o Flamengo não profissionalizar seu Departamento de Futebol , irá depender de acertos nas contratações e da individualidade de seus jogadores.

No início de 2022, defendeu-se a ideia de que era preciso reorganizar e recomeçar um projeto que iniciado com Jorge Jesus, técnico que deu um padrão tático num plantel altamente técnico e repleto de talentos, mas que foi  interrompido de forma abrupta por conta de uma pandemia de COVID e outras coisas que não se comenta. O que se viu a seguir foi uma verdadeira tentativa e erro, que é um método de aprendizado que consiste em experimentar diferentes ações até encontrar a solução correta para um determinado problema. O método de tentativa e erro é útil para resolver problemas complicados que não possuem uma solução direta. Por exemplo, um cientista pode usar o método para descobrir qual a melhor solução para determinado problema científico. O processo envolve experimentar diferentes soluções até encontrar a melhor. A abordagem de tentativa e erro pode ser usada para testar hipóteses, encontrar soluções criativas para problemas, desenvolver um novo modelo de negócios e muito mais. No caso do Flamengo, foi um desastre essa escolha pois além do problema tático, restou claro a desorganização e falta de integração dos diversos departamentos ligados ao futebol, como os rotineiros problemas de contusões, mal condicionamento físico dos jogadores, carência em determinadas posições do elenco, rotina de treinos e etc.

Assim, depois de horrível experiencia com Paulo Sousa, afinal se contratou o técnico Dorival Júnior. Sem dúvida não era um treinador dos mais brilhantes, mas soube trabalhar o grupo dominando o vestiário, criando um sistema de informação com as áreas médica e física de forma a recuperar jogadores e condicioná-los para enfrentar os desafios de calendário insano do futebol brasileiro e as diversas competições internacionais. Também merece notar que ele soube exercer sua liderança, com a capacidade de ouvir, motivar, inspirar, influenciar e motivar os jogadores a alcançar um objetivo comum. Como resultado, O Flamengo foi Bicampeão da Libertadores em 2022e campeão da copa Brasil

Aí vem a pergunta que não quer calar: Por que arrumar problemas quando tudo está bem?

Arrumar problemas não é necessariamente um processo que só acontece quando algo está errado. Muitas vezes, é útil identificar e abordar problemas mesmo quando tudo está indo bem. Por exemplo, você pode identificar e tratar problemas potenciais que possam surgir no futuro, ou identificar e aproveitar oportunidades para melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados. Isso tudo contribuirá para a construção de um ambiente mais saudável e produtivo. Mas no futebol as coisas não são tão simples assim, e era transparente que com pouco mais de um mês de trabalho, isto não bastaria para Vitor Pereira ou qualquer outros treinador entender como o Flamengo funciona dentro e fora de campo. Logo, ele teve problemas com o elenco, perdeu jogadores importantes como o volante João Gomes e o lateral Rodinei, e as apostas que fez não deram certo.

Com Vitor Pereira no comando, o Flamengo perdeu a Supercopa para o Palmeiras e agora na partida contra o Al Hilal, novamente mostrou uma desorganização tática e técnica que foi um verdadeiro fiasco neste Mundial.

E agora? O Flamengo fica sem Mundial e com uma comissão técnica que custará este ano R$ 24 milhões para disputar o Campeonato Carioca, a Copa do Brasil, a Libertadores e o Brasileiro. Quem vai pagar essa conta?

Moral da história:  Não é aconselhável trocar o certo pelo incerto. Deve-se sempre seguir as evidências e o conhecimento científico para tomar decisões informadas. Qualquer suposição ou especulação não deve ser levada em consideração.

Saudações Rubro Negras

MF

Leia mais em :

Como funciona a gestão de carreira de atletas?

Mauricio Eduardo Ferro mostra como dinheiro comanda o futebol moderno

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Brasil amplia parceria com China e atrai bilhões em investimentos para diversificar exportações

Diante das tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, o Brasil tem intensificado esforços para diversificar suas exportações e consolidar a parceria comercial...

Homem que morreu ao lado de ginásio em Três Lagoas era foragido da Justiça por homicídio

Álvaro Bueno, de 45 anos, tinha mandado de prisão em aberto por homicídio qualificado e pena de 12 anos a cumprir em regime fechado A...

Redes sociais afetam emocionalmente meninas mais do que meninos, diz pesquisa

Um estudo publicado na Revista de Comunicación revelou que adolescentes, especialmente meninas, estão mais vulneráveis aos efeitos emocionais do uso frequente de redes sociais...