28.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 10 de setembro, 2025

Durou só dois dias liminar que garantia jornada fora da sala de aula

Educação – 18/01/2012 – 21:01

No Estado o artigo da lei do piso já é cumprido em Três Lagoas, cidade onde a Governadora em exercicio foi prefeita

Durou só dois dias incompletos a liminar do Tribunal de Justiça concedida em mandado de segurança impetrado pela Federação dos Trabalhadores na Educação do estado determinando ao governo de Mato Grosso do Sul que cumprisse artigo da Lei [federal] nº 11.738/08 que garante aos professores da rede estadual o direito de usar um terço da jornada de trabalho para a hora aula-atividade.

Ao analisar recurso do governo, o desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte anulou hoje os efeitos da liminar que concedeu na segunda-feira.

O motivo, explicou no despacho, foi a nova leitura do acórdão do Supremo Tribunal Federal (STF) na ação em que o governo estadual questionou a lei do piso nacional dos professores, que trata da hora-planejamento. É que embora o STF tenha considerado o piso nacional legal, o acórdão não é taxativo sobre a aplicação da hora-planejamento de um terço da carga horária.

Abss Duarte, no novo entendimento, verificou que a liminar antes concedida demandaria o “periculun in mora” invertido, pois o governo não teria tempo para contratar os profissionais necessários para suprir a falta dos colegas em atividade fora de sala de aula, nem para readequar a grade escolar. No processo, o governo de MS afirmou que seria necessário contratar quatro mil professores para cumprir a decisão.

Apesar da derrubada da liminar, foi mantido encontro já agendado da governadora em exercício Simone Tebet e da secretária de Educação, Nilene Badeca, com representantes da Fetems. O presidente da entidade, Roberto Magno Botareli Cesar, entregou à imprensa cópia de uma carta entregue a Simone. Nela, a Fetems diz que o governo teria de contratar 1,5 mil professores a mais, e não os quatro mil alegados, e pede à vice-governadora que seja aplicado no Estado o artigo da lei do piso que já é cumprido em Três Lagoas, cidade onde ela foi prefeita. (Com informações do Campo Grande News)

Fonte: Informações do Campo Grande news e Marco Eusebio

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Falta d’água atinge diversos bairros de Três Lagoas nesta quarta-feira

Sanesul realiza conserto emergencial em rede e prevê normalização do abastecimento até as 19h

Ministro do Trabalho discute estratégias contra trabalho escravo em fazendas de MS

Senadora Soraya Thronicke participou da reunião com Luiz Marinho O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, discutiu estratégias contra o trabalho escravo em fazendas...

Três Lagoas registra 56 mil inadimplentes em meio a alta do endividamento no Estado

Dados da Serasa apontam que dívidas acumuladas afetam famílias e comércio, onde renegociação cresce entre jovens