31.3 C
Três Lagoas
terça-feira, 22 de julho, 2025

Fibria e SENAI capacita mecânicos de máquinas florestais

Economia – 20/08/2012 – 10:08

Três Lagoas, 20 de agosto de 2012 – Começou no dia 13 de agosto o curso Jovem Aprendiz – Mecânico de Máquinas Florestais. As aulas teóricas e práticas são ministradas no Senai e na Unidade Florestal da Fibria em Três Lagoas, localizada na fazenda Barra do Moeda. Neste local, os 21 alunos têm a oportunidade de participar das rotinas dos mecânicos de máquinas florestais, acompanhando e realizando manutenção em máquinas e seus componentes.

O curso é resultado de uma parceria entre Fibria e Senai e visa qualificar jovens de 18 a 23 anos. A oportunidade foi aberta para alunos do projeto Inclusão Digital, realizado pela Comunidade Kolping, e também para jovens que não participam do projeto.

A iniciativa faz parte da estratégia da Fibria para criar e fortalecer oportunidades de trabalho na atividade florestal, com a formação de mão obra especializada para a região de Três Lagoas. “É importante para a empresa capacitar trabalhadores em atividades ligadas ao seu negócio, pois assim pode contar com profissionais qualificados em sua região. Além disso, o curso promove oportunidades de trabalho aos jovens da comunidade”, avaliou o gerente de Desenvolvimento Humano Organizacional da Fibria, José Alexandre Monteiro dos Santos.

Conteúdo – Conforme o coordenador do Centro Técnico de Formação de Operadores e Mecânicos Florestais da Fibria, Artur Antonio Mazon, o conteúdo do curso é composto por assuntos técnicos relativos à tecnologia hidráulica móbil, ferramentas, tecnologia mecânica e manutenção de máquinas pesadas.

“Os assuntos transversais como hidráulica e elétrica básicas são ministrados pelo Senai. Já os assuntos específicos, relacionados à tecnologia utilizada nos equipamentos de colheita da Fibria, são desenvolvidos pelo Centro Técnico de Formação de Operadores e Mecânicos Florestais da Fibria”, explicou o coordenador.

O aprendiz Diego Coutinho, de 21 anos, avalia o curso como uma oportunidade de aprender uma profissão. Ele disse que está há alguns meses em Três Lagoas e veio em busca de crescimento profissional. “Corri atrás da Comunidade Kolping para participar do processo seletivo, passei e agora tenho chances de sair daqui com uma profissão e quem sabe até contratado. Depende da minha vontade de crescer”.

Paralelamente ao curso, informou Mazon, são realizadas atividades práticas na oficina central do Horto Barra do Moeda, com a participação dos alunos. O curso terá duração de 12 meses em período integral. Os alunos recebem remuneração de um salário mínimo, alimentação, transporte e plano de saúde.

Fonte: Assessoria de imprensa – Simone Prati

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Suspeito de tráfico de drogas teria sido preso em condomínio de Três Lagoas

Polícia Civil realizou operação nesta terça-feira (22) no condomínio Bem-Te-Vi após denúncias sobre ponto de venda de entorpecentes

Rifa “Amigos de Patas” tem mais de 40 prêmios

Ação arrecada fundos para a proteção animal em Três Lagoas; cada número custa R$ 20 e todos os participantes ganham brinde

 Projeto ‘Comunidade Educa’ realiza 7ª edição do tradicional ‘Feijão Amigo’ em Três Lagoas

No último sábado (19), o projeto Comunidade Educa promoveu a 7ª edição do tradicional evento Feijão Amigo, no espaço Papillon Eventos, localizado na BR-262,...