21.1 C
Três Lagoas
quarta-feira, 16 de julho, 2025

Prefeitura não tem previsão para convocar formandos e remanescentes do concurso da GCM

Apenas 106 dos 372 alunos que concluíram o curso de formação da GCM foram chamados para o processo de nomeação

A Prefeitura de Campo Grande não tem previsão para convocar os formandos não nomeados e candidatos remanescentes do concurso da GCM (Guarda Civil Metropolitana). A situação é motivo de insatisfação por parte de 266 dos 372 alunos que concluíram o curso de formação, que aguardam o ingresso no serviço municipal.

Um grupo insatisfeito chegou a convocar protesto para a manhã desta quinta-feira (12), mas voltou atrás. O concurso é marcado por atrasos e se arrasta desde 2020, com várias paralisações durante a execução das fases do certame.

No Diário Oficial de quarta-feira (21) de dezembro de 2022, constava o seguinte texto lado do nome de um dos candidatos: ‘candidato com vaga reservada no próximo curso de formação a ser realizado pelo município, devido a atestado médico’.

O que diz a prefeitura

A Prefeitura de Campo Grande, através da Seges (Secretaria Municipal de Gestão), informou em nota que o concurso da Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande obedeceu a todos os trâmites, composto de seis etapas, culminando com a homologação em 27 de dezembro de 2022. Existem aspectos legais e administrativos em concurso público a serem observados, dentre eles, prazos estabelecidos no edital.

Ainda conforme a nota, “a Administração Pública Municipal de Campo Grande tem cumprido todos os ditames com referência ao concurso em tela, inclusive na questão de novos cursos, e que serão realizados após a convocação e posse dos aprovados no curso que foi homologado recentemente e havendo necessidade, novas convocações serão realizadas. O Município agirá, segundo suas necessidades, disponibilidades financeiras e responsabilidade com o bem público”.

Protesto cancelado

Apenas 106 dos 372 alunos que concluíram o curso de formação da GCM (foram chamados para o processo de nomeação e posse, publicado no Diogrande (Diário oficial de Campo grande) desta sexta-feira (6). Diante disso, os formandos que não foram convocados organizam um protesto para esta quinta-feira (12), às 8h da manhã, na frente da prefeitura de Campo Grande.

Entretanto, o protesto foi suspenso ainda na quarta a noite. “A manifestação de amanhã foi cancelada. Tivemos uma reunião hoje, e vamos aguardar”, disse uma das organizadoras e formada do curso.

midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Vacina contra o vírus zika avança com sucesso em testes pré-clínicos conduzidos pela USP

Pesquisadores do Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) concluíram com sucesso uma etapa fundamental no...

Mutirão da Limpeza em Três Lagoas ficará até o dia 28 nos Bairros Novo Oeste, Orestinho e Carandá

Mutirão da Limpeza segue até 28 de julho nos bairros Carandá, Orestinho e Novo Oeste com foco no combate a criadouros de doenças e animais peçonhentos.

Água Clara garante R$ 599 mil para cultura com aprovação do Plano da PNAB 2025

Recursos federais vão beneficiar principalmente crianças e adolescentes com ações nas áreas de música, audiovisual e eventos culturais ao ar livre O município de Água...