28.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 11 de fevereiro, 2026

Cameron acusa Argentina de “colonialismo” no caso Malvinas

Internacional – 18/01/2012 – 15:01

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, acusou a Argentina nesta terça-feira de “colonialismo” por sua insistência em reivindicar as Malvinas e informou que convocou o Conselho Nacional de Segurança de seu país para abordar a situação nas ilhas.

Na sessão semanal de perguntas ao primeiro-ministro na Câmara dos Comuns, Cameron disse que pretende assegurar o respeito à autodeterminação dos malvinenses.

O premiê conservador afirmou que decidiu reunir o conselho, formado por militares e políticos e que ele mesmo presidiu, para “assegurar que as defesas e tudo o mais está em ordem”.

A Argentina reivindica a soberania das ilhas Malvinas e outras ilhas próximas desde 1833, quando foram ocupadas com o uso da força pelo Reino Unido, onde são conhecidas como Falklands.

“O que os argentinos estiveram dizendo recentemente é muito mais colonialismo porque os malvinenses querem continuar sendo britânicos e os argentinos querem que eles façam outra coisa”, afirmou o chefe do governo.

Há dez dias, Cameron já tinha dito que descartava uma negociação com a Argentina sobre a soberania das Malvinas e disse que seu país deve manter sempre a “vigilância” das ilhas, em clara referência à decisão de vários países latino-americanos de bloquear o acesso a seus portos de navios com bandeira malvinense.

Em uma cúpula realizada em dezembro em Montevidéu, os países do Mercosul – Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai – acordaram bloquear o acesso a seus portos de navios com bandeira das Malvinas.

Este ano, a guerra que os países enfrentaram pela posse das Malvinas completa 30 anos, depois que os militares argentinos ocuparam a ilha em 2 de abril de 1982. O conflito armado terminou em 14 de junho do mesmo ano com a rendição da Argentina.

No conflito bélico, morreram 255 militares britânicos e mais de 650 argentinos. No próximo mês, o príncipe William, segundo na linha de sucessão à coroa britânica, viajará às Malvinas para realizar treinamentos como piloto de helicóptero de resgate.

Fonte: Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Programa de Compliance fortalece gestão e controle interno na Secretaria de Saúde de MS

Iniciativa implantada em 2024 incorpora mapeamento contínuo de riscos e normas de integridade à rotina administrativa da SES Prestes a completar dois anos de implantação,...

Mato Grosso do Sul registra 150 mortes em rodovias federais em 2025, aponta Guia CNT

Estado teve 1.653 acidentes no ano e índice de fatalidade acima da média nacional BR-163 concentra maior número de ocorrências e óbitos Mato Grosso do...

Vacinação contra dengue começa para profissionais da atenção primária do SUS

Campanha prevê imunizar 1,2 milhão de trabalhadores da linha de frente com vacina brasileira de dose única desenvolvida pelo Butantan A vacinação contra a dengue...