17.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 13 de maio, 2025

Prognóstico de verão indica calor acima do normal e chuvas abaixo da média para MS

Temperaturas devem ficar entre 40-60% acima do normal na maioria de MS; região leste e nordeste tem previsão de chuva e calor mais ‘ameno’

O verão começa em Mato Grosso do Sul na próxima quarta-feira (21) e deve ter calor acima do normal e chuvas abaixo da média histórica em algumas regiões do Estado, conforme o prognóstico do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de MS), divulgado nesta segunda-feira (19).

De acordo com o documento, principalmente a parte sul de MS terá chuvas abaixo do normal em Dezembro/Janeiro/Fevereiro. Já para o trimestre Janeiro/Fevereiro/Março, o prognóstico indica precipitação dentro da faixa normal do Estado.

A análise segue duas projeções: o que utiliza média de múltiplos modelos climáticos (ensemble) e o utilizado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O modelo do instituto mostra uma maior irregularidade das chuvas, com regiões acima e abaixo da média histórica para o período.

A precipitação deve seguir irregular e abaixo (principalmente no sul de MS) ou dentro da faixa normal para o período do verão. Conforme o Cemtec, isto corrobora com dados observados entre 1 a 18 de dezembro onde, por exemplo, choveu 25 mm em Mundo Novo e 31 mm em Sete Quedas (região extremo sul) enquanto em Água Clara (leste do Estado) o acumulado passou dos 320 mm. A média histórica para dezembro inteiro é entre 180-220 mm nessas regiões.

Chuvas de 500 a 700 mm

No primeiro trimestre de 2023 (o verão vai até 20 de março), a chuva esperada varia entre 500 a 700 mm na maior parte do Estado. Já nas regiões do Cone-sul (Iguatemi), Pantanal (Corumbá) e Sudoeste (Porto Murtinho) as chuvas variam entre 400 a 500 mm.

Ademais, as regiões sul, sudoeste e oeste do Estado devem ter precipitações “abaixo ou bem abaixo da média climatológica” para o período, enquanto as regiões centro-norte, norte e leste devem apresentar chuvas acima ou bem acima do normal.

calor
Previsão de temperatura no primeiro trimestre de 2023 (Foto: Cemtec)

Calor acima do normal

Em relação a previsão climática da temperatura do ar para o verão, os dois modelos indicam que as temperaturas tendem a ficar acima da média histórica para o período, em grande parte de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o modelo do Inmet, a previsão indica que as temperaturas podem ser 40-60% acima do normal, na maioria das regiões de MS – com exceção de partes da região leste e nordeste que as temperaturas tendem a ficar levemente abaixo da média histórica devido a previsão de mais chuvas nessas regiões.

Os dados apontam que as temperaturas médias estão entre 25-27,5°C na maior parte do Estado. No sul, entre 22,5-25°C e no extremo oeste entre 27,5-30°C. Em relação à atuação do fenômeno da La Niña, que já atua por 3 anos seguidos, o modelo indica 50% de continuidade da La Ninã e 50% de neutralidade para o 1º trimestre do ano que vem.

MIDIAMAX

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Desfile especial em homenagem ao Dia das Mães movimenta Carmen Steffens em Três Lagoas

Na última quinta-feira, dia 09, a loja Carmen Steffens promoveu um desfile em comemoração ao Dia das Mães, oferecendo uma tarde repleta de charme,...

Inauguração da Rede de Ensino PRO ATA movimenta Três Lagoas com cursos práticos e foco na qualificação profissional

No último sábado, 10 de maio, Três Lagoas recebeu uma nova unidade da Rede de Ensino PRO ATA, que chegou com uma proposta moderna...

Prefeitura promove oficina ambiental para crianças em Três Lagoas

Dando continuidade às ações da Campanha da Fraternidade 2025, que tem como tema "Fraternidade e Ecologia Integral", a Prefeitura de Três Lagoas, por meio...