25 C
Três Lagoas
segunda-feira, 11 de agosto, 2025

MPMS abre seleção para Programa de Residência para estudantes de pós-graduação

Vagas são para aprimoramento da formação teórica e prática dos profissionais do sistema de justiça e de demais áreas correlatas

O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) abre processo seletivo de Programa de Residência para bacharéis em Direito e graduados em demais áreas afetadas pelo MPMS que estejam cursando programas de pós-graduação (MBA, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado), por instituição de ensino conveniada, reconhecida pelo MEC, ou que tenham concluído o curso de graduação dentro dos últimos cinco anos.

Vagas são destinadas para aprimoramento da formação teórica e prática dos profissionais do sistema de justiça e de demais correlatas, como arquitetura, engenharias civil e ambiental, psicologia, serviço social, pedagogia e tecnologia da informação. Assim, o programa tem objetivo de propiciar o treinamento em serviço, pesquisa e extensão, bem como o auxílio prático aos membros e aos servidores do Ministério Público no desempenho de suas atribuições institucionais, mediante a participação efetiva em atividades relacionadas a sua área de formação profissional.

Processo seletivo

A admissão no Programa de Residência se dará mediante aprovação em processo seletivo simplificado, conforme os critérios estabelecidos em edital.

Serão assegurados aos negros (pretos e pardos), indígenas e quilombolas a reserva de vagas em percentual equivalente a 30% (trinta por centro), bem como será assegurado às pessoas com deficiência o equivalente a 5% (cinco por cento) das vagas.

O processo seletivo deve prever, no mínimo, uma prova escrita em âmbito estadual, para avaliar conhecimentos específicos e próprios da área de residência. A validade é de até 1 ano, prorrogável por igual período, contado a partir da data de homologação do processo.

Sobre o programa

A duração máxima do Programa de Residência será de 36 meses, de forma improrrogável, não gerando vínculo de qualquer natureza com a Administração Pública. Já a carga-horária do residente será de 30 (trinta) horas semanais e 6 (seis) horas diárias, de segunda a sexta-feira, devendo ser cumprida, preferencialmente, dentro do horário de expediente do MPMS, das 12h às 19h.

O edital também prevê pagamento de bolsa-auxílio e auxílio-transporte, mas valores não foram especificados no documento. Edital completo pode ser encontrado na página 2 do Diário do MPMS ou no arquivo abaixo:

MIDIAMAX

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

UNESP de Ilha Solteira abre concurso público para Professor Assistente com salário de R$ 16,3 mil

Inscrições vão de 18 de agosto a 16 de setembro; vaga é para área de Física da Matéria Condensada A Universidade Estadual Paulista (Unesp), por...

Com 1.223 registros, MS tem julho mais empreendedor em 25 anos

Número é o maior já registrado pela Junta Comercial desde o início da série histórica, em 2000; setor de Serviços lidera com ampla vantagem

‘Adultização’ infantil vira pauta urgente no Congresso

Decisão foi anunciada pelo presidente da Casa, Hugo Motta, após repercussão de denúncias feitas pelo influenciador Felca Bress sobre exploração de crianças em plataformas digitais