22.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 14 de novembro, 2025

Três-lagoense é hospitalizado e pede doação de sangue e plaquetas

Reinaldo Morais de Paiva, de 56 anos, morador de Três Lagoas, está internado no Hospital Auxiliadora desde sexta (25), para receber doação de sangue e plaquetas. Portador do tipo sanguíneo O+, até o momento recebeu duas bolsas de sangue, e aguarda receber as plaquetas, que estão previstas chegar de Campo Grande.

Reinaldo foi diagnosticado há 3 anos, de um câncer chamado Mielofibrose, que é um tipo de câncer sanguíneo que pertence ao grupo de doenças mieloproliferativas crônicas. Nela, o tecido fibroso na medula óssea substitui células produtoras de sangue, resultando na produção de glóbulos vermelhos com formato anormal, além de anemia e aumento do baço.

Segundo informações de sua filha Priscila Lopes dos Santos, nos primeiros 2 anos após a descoberta da doença, seu pai escondeu o diagnóstico da família para poupá-los do sofrimento.

A hospitalização acontece semanalmente para a transfusão. Porém devido a falta desse material, foi necessária sua internação, por conta da baixa na contagem das plaquetas. São consideráveis normais as contagens entre 150 mil a 400 mil por microlitro de sangue, mas a de Reinaldo encontrava-se, antes da internação em 10 mil, bem abaixo do valor mínimo normal.

Enquanto Reinaldo procura um doador de medula óssea compatível, é necessário fazer transfusão semanalmente. E devido ao inchaço no baço, necessita tomar uma medicação que custa R$ 40.779,93.

Reinaldo faz um apelo a população

“Um simples gesto seu, pode salvar a minha vida e a vida de outras pessoas.” diz Reinaldo, emocionado.

A doação de sangue é um ato voluntário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em cada doação, uma pessoa doa, no máximo, 450 ml de sangue e essa única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas.

Vale destacar que, em cerca de um dia, o organismo já repõe a quantidade de sangue que foi retirada na doação.

A doação de sangue não lhe custará nada, mas salvará uma vida. O sangue que você doa dá a alguém outra chance de vida. Seu pequeno esforço pode dar aos outros uma segunda chance de viver a vida.

Requisitos para ser doador

Estar em boas condições de saúde.

Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).

Pesar no mínimo 50kg.

Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

INFORMAÇÕES DO HEMOSUL DE TRÊS LAGOAS

R. Manoel Rodrigues Artez, 520 – Jardim Primaveril, Três Lagoas – MS, 79620-230

Abre de segunda a sábado às 07h as 12h, exceto em feriados.

Telefone: (67) 3522-7959

TELEFONE PARA CONTATO COM A FAMÍLIA

Priscila filha de Reinaldo 67 99289-6783

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS confirma implantação de três mega usinas solares com investimento de R$ 5,1 bilhões

Projetos vão elevar em 45% a potência instalada do Estado e suprir até 63% do consumo atual

Polícia Civil prende homem suspeito de tentativa de feminicídio em Três Lagoas

Suspeito de 44 anos foi localizado e preso em flagrante, onde vítima conseguiu escapar após ter o corpo molhado com álcool.

Casa do Trabalhador oferece 96 oportunidades de emprego nesta sexta

Assistente Administrativo e Operador de Processo de Produção estão entre as vagas com maior número de oportunidades oferecida A Casa do Trabalhador de Três Lagoas...