22.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 13 de novembro, 2025

Governo só irá cumprir Lei da gratuidade do RG a partir de 2013

Economia – 01/08/2012 – 13:08

A lei que torna obrigatória a emissão gratuita da primeira via da carteira de identidade em todo o país, sancionada pela presidente Dilma Roussef, só passará a ser cumprida em 2013 em Mato Grosso do Sul, segundo informações divulgadas pelo governo do estado nessa terça-feira (31).

Em nota publicada no portal de notícias oficial de Mato Grosso do Sul, o governo do estado informou que, este ano, está impossibilitado de fazer a aplicação da gratuidade do serviço a todos os usuários porque não existe previsão no orçamento, especialmente neste momento em que executa um rígido controle de despesas para manter o equilíbrio das contas públicas.

saiba mais

Lei que estabelece emissão do RG de graça é descumprida em MSO governo do estado informou também que irá ingressar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando a lei, já que as taxas cobradas para a emissão da primeira via da carteira de identidade fazem parte de uma arrecadação estadual e não federal.

A nota diz ainda que o Poder Executivo irá encaminhar um projeto de lei à Assembleia Legislativa propondo a adoção da gratuidade para todos os usuários a partir de janeiro de 2013.

A lei

A Lei número 12.687 foi sancionada também pela ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário Nunes, e publicada na edição do dia 19 de julho no Diário Oficial da União (DOU). O texto altera a lei 7.116, de 29 de agosto de 1983, que estipula como devem ser emitidos os Registros Gerais (RG) pelos órgãos estaduais e quais os documentos obrigatórios que devem ser apresentados para a emissão do documento.

Na lei original não consta a informação de que a primeira via do documento deve ser gratuita. A secretaria de Direitos Humanos informou que a mudança na lei ocorreu porque, até então, ficava a critério de cada estado decidir pela cobrança ou não de taxa para a emissão.

Em mato Grosso do Sul, a taxa para a emissão da primeira via da carteira de identidade custa R$ 25,02. A gratuidade garantida pela lei vale somente para a primeira via do documento.

Fonte: G1 MS / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Arauco aborda liderança inspiradora no 2º Fórum Fiems de Capital Humano

Para Valeria Ribeiro, diretora de Gestão de Pessoas da Companhia, uma cultura organizacional forte é decisiva para manter equipes de alto nível

Quinta-feira deve trazer continuação de chuvas em Três Lagoas

Com previsão de até 35 °C, céu ficará mais fechado e há alerta para chuvas intensas, raios e rajadas de vento na região.

Segunda etapa do Circuito “Cidade das Águas” acontece dia 29 na Cascalheira

Evento promovido pela SEJUVEL terá corrida de 5K, caminhada de 3K e entrega de troféus e medalhas aos participantes A Prefeitura de Três Lagoas, por...