16.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 14 de julho, 2025

Romário inverte artilharia e agora dispara contra governo

Misto – 17/01/2012 – 11:01

A aprovação da Lei Geral da Copa até março foi eleita pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, como uma das prioridades da preparação do Brasil para a Copa do Mundo de 2014. E o deputado federal Romário (PSB-RJ) concorda com ele. Em novembro do ano passado, o ex-atacante pegou no pé e criticou a Fifa e Ricardo Teixeira na última visita de Valcke ao Brasil. Agora o cenário se inverteu.

Romário considera “praticamente impossível” isso acontecer até a data prevista pelo secretário-geral. Em entrevista ao UOL Esporte, o ex-jogador e agora parlamentar afirmou que a polêmica proposta ainda terá de ser analisada por alguns meses antes de seguir para votação. Disse também que o atraso na tramitação é, atualmente, culpa do governo, e não mais das exigências da Fifa.

“Estou começando a acreditar que o próprio governo brasileiro não quer se decidir sobre o projeto da Lei Geral da Copa”, afirmou Romário. “A Fifa já entendeu que há coisas que terão e serão modificadas. Mas agora é o governo do Brasil que não quer sentar para discutir as mudanças.”

Romário manifestou sua revolta contra o Planalto depois de ser excluído de todos compromissos oficiais com Valcke na sua visita ao Brasil. Ele afirmou que chegou a organizar, a pedido de Joseph Blatter, uma reunião entre deputados, senadores e ministros com o secretário-geral da Fifa para quarta-feira, em Brasília. Um dos ministros convidados, porém, informou que a agenda de viagens de Valcke inviabilizou o encontro, e pôs em xeque a aprovação da Lei Geral da Copa, segundo Romário.

“Estive na Fifa na semana passada e me reuni com o Blatter. Saí com o objetivo de fazer uma reunião aqui no Brasil”, contou o deputado. “Estava tudo certo, mas aí um ministro me ligou.”

Romário não quis revelar o nome do ministro porque isso seria “deselegante”. Ele só ressaltou que o cancelamento do encontro vai contra os interesses da própria Fifa, que espera que a Lei Geral da Copa seja sancionada até o mês março pela presidente Dilma Rousseff.

“O Blatter me avisou que virá em março ao Brasil”, disse Romário. “A gente poderia recebê-lo e assinar juntos a Lei Geral da Copa nesta visita, mas tenho certeza que não vai dar.”

O próprio deputado avisou que tem pelo menos três emendas a fazer no projeto, que está na Câmara dos Deputados desde setembro. Romário quer que a Fifa se comprometa a vender mais 100 mil ingressos a preços populares para idosos, além dos 300 mil já assegurados no projeto de lei. Também quer liberar a venda de produtos que não são licenciados pela federação em comércios perto dos estádios e modificar as restrições de marketing impostas pela Fifa para o Mundial.

Segundo Romário, sem uma reunião para acordos políticos, a decisão sobre as propostas que seguirão para votação na Câmara e depois no Senado terão de seguir os trâmites normais. Assim, pouco mais de dois meses para debates é pouco. “Não tenho ideia quando a Lei Geral da Copa será sancionada. O que tenho certeza é que até março não vai sair. Valeu?”

Fonte: Do UOL, em São Paulo

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motorista sem habilitação causa colisão frontal na BR-262 em Três Lagoas; dois ficam feridos

Um grave acidente envolvendo um carro de passeio e uma carreta foi registrado na madrugada do último sábado (12), por volta das 3h43, na...

Mutirão revê mais de 7 mil processos em MS após decisão do STF sobre porte de maconha

O mutirão nacional "Pena Justa", promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), está reavaliando 7.259 processos criminais e de execução penal em Mato Grosso...

Interno é encontrado morto com bilhete de despedida em cela disciplinar da Colônia Penal de Três Lagoas

Um detento da Colônia Penal Industrial “Paracelso de Lima Vieira Jesus”, localizada no bairro Vila dos Ferroviários, em Três Lagoas (MS), foi encontrado morto...